Como a tecnologia pode ajudar a conseguir um emprego

Aumente as suas chances de conqusitar uma vaga através da internet

Atualmente, com o avanço tecnológico, o profissional consegue encontrar na internet, diversas ferramentas que possibilitam a ele encontrar um bom emprego. A princípio, a rede mundial de computadores pode ser uma ferramenta transformadora, que garante uma inserção no mercado de trabalho de várias maneiras.

Foi-se o dia quando era necessário ir até uma empresa de Recursos Humanos (RH), para entregar seu currículo. É possível enviar o documento para as empresas de forma ágil, fácil e prática. Dessa maneira, o profissional consegue otimizar seu tempo, podendo enviar suas informações profissionais para um grande número de organizações.

Além disso, hoje em dia, pode-se fazer entrevistas utilizando aplicativos de videoconferência, ou seja,através da tecnologia, é possível dar os primeiros passos rumo a vaga almejada. Ademais, o profissional que procura por um novo trabalho tem em mãos uma série de ferramentas que permitem a conquista de seu objetivo.

Vale ressaltar que apesar de a internet oferecer inúmeras facilidades, a concorrência também aumentou exponencialmente, sendo necessário um trabalho profícuo acerca de uma boa organização e uma busca eficiente das vagas. Veremos neste artigo como a tecnologia pode ajudar a conseguir um emprego.

1 – Utilize as redes sociais para consegur um emprego

Todavia, as redes sociais são ferramentas importantes que possibilitam uma conexão entre o profissional e as empresas. Podemos citar o Linkedin, por exemplo, que é uma plataforma, onde há uma grande interação entre organizações e trabalhadores. Vale ressaltar que ao criar um perfil, deve-se tomar certos cuidados colocando informações pertinentes a sua área de atuação.     

2 – Otimize seu tempo na internet na busca por vagas

Muitas pessoas passam o dia inteiro na internet à procura de uma vaga de emprego. Aliás, para otimizar o processo, uma boa dica é utilizar o “Google for jobs”, ferramenta capaz de realizar uma varredura na internet, apontando milhares de vagas de emprego em uma só página. 

3 – Conheça as ferramentas de comunicação online

É importante se preparar para ter um contato produtivo com as organizações onde deseja trabalhar. em síntese, procure conhecer as ferramentas utilizadas pelos recrutadores, como o Skype, programa que pode ser utilizado em videoconferências, Whatsapp para ter o primeiro contato, e o youtube, onde você pode fazer um vídeo contando as suas experiências profissionais.

4 – Faça testes online

A internet disponibiliza vários testes gratuitos que auxiliam o profissional a se conhecer melhor, saber qual a sua área de atuação, seus pontos fortes, e aqueles em que é preciso se desenvolver. Em suma, ao se conhecer melhor, o profissional se capacita a encontrar a vaga certa para a conquista de seus objetivos.

5 – Procure por cursos online 

Para conseguir uma vaga na área almejada, o profissional pode contar com a internet para fazer inúmeros cursos e especializações. É possível encontrar plataformas de estudo à distância, que oferecem graduação, pós-graduação, workshops, palestras, enfim, pode- se especializar em uma área no conforto de sua casa.

6 – Faça um networking online 

Através das redes sociais, o profissional pode entrar em contato com seus colegas em vários grupos de discussão onde é possível trocar experiências e manter contato com pessoas que se destacam na mesma área de atuação. Nestes lugares é possível encontrar várias vagas de emprego. Ao fazer um networking adequado, também é possível conquistar o cargo pretendido, a partir de uma indicação.

7 – Crie uma conexão com a empresa onde deseja trabalhar  

O profissional que tem pretensões de trabalhar em uma empresa em particular, pode se cadastrar em seu banco de dados e receber e-mails sobre a organização. Ele pode até mesmo utilizar o Facebook da companhia, e participar ativamente da rede social mostrando-se conhecido. Dessa forma, quando uma vaga surgir, a empresa terá um conhecimento prévio do profissional.

8 – Ao achar uma vaga de emprego, seja rápido 

A Internet permite uma interação quase instantânea. Dessa forma, seja rápido e envie seu currículo tão logo tome conhecimento da vaga. Tenha em mente que seus concorrentes também tiveram acesso a mesma informação, por isso, o tempo é curto. Garanta que seu currículo seja um dos primeiros a ser entregue.

9 – Utilize alertas de e-mail 

Vários sites de emprego oferecem a opção de avisar os candidatos quando uma nova vaga surgir. Dessa forma, a plataforma irá avisar sobre uma nova oportunidade. É uma maneira prática que possibilita ao profissional ter um acesso ágil a qualquer vaga. Com esta ferramenta não é necessário surfar na internet a procura de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.