Grande Abacaxi para LULA descascar vem à tona e vai impactar a vida dos brasileiros

Um grande abacaxi para LULA descascar. Nesta semana, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que vai começar a debater uma nova mudança na política de preços da Petrobras. Atualmente, a estatal utiliza o sistema de Preço de Paridade de Importação (PPI), que leva em consideração pontos como o valor do barril do petróleo ao redor do mundo para definir o patamar pago pelo combustível (gasolina, etanol e diesel, por exemplo) no Brasil.

Contudo, o fato é que aparentemente o Ministro de Minas e Energia esqueceu de combinar esta história com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em conversa com jornalistas na manhã no último dia 6 de abril, o petista disse que ficou surpreso com a declaração de Alexandre Silveira, e que a Petrobras não deve discutir agora uma mudança nesta política.

“A política de preços da Petrobras será discutida pelo governo no momento em que o presidente da República convocar o governo para discutir a política de preços”, declarou Lula. “Enquanto o presidente da República não convocar o governo para discutir política de preços, a gente não vai mudar o que está funcionando hoje”.

“Nós vamos mudar, mas com muito critério, porque durante a campanha eu disse que era preciso abrasileirar o preço da gasolina e o preço do óleo diesel. O Brasil não tem por que estar submetido ao PPI (preços de paridade de importação). Mas, esse é um problema que nós vamos discutir no momento certo.”

Jornalistas perguntaram ao presidente se há alguma divergência interna sobre este assunto entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates e o Ministro de Minas e Energia. Lula disse que se houver, vai conversar com os dois.

“Se houve divergência entre os dois, ela deixará de existir porque eu vou conversar com os dois, porque o governo não está discutindo isso”.

O que disse Silveira

Ainda no início desta semana, o Ministro Alexandre Silveira disse em entrevista à Globo News que respeita a natureza de independência da Petrobras. Contudo, ele argumentou que a empresa precisa ser atrelada aos interesses da União e que precisaria cumprir aquilo que ele chamou de “função social”.

“A Petrobras tem que trabalhar cumprindo a sua função social. Temos que rapidamente fazer essa discussão (sobre a mudança na política de preços). A Petrobras já está orientada nesse sentido”, afirmou.

Preço dos combustíveis

O Governo Federal vem enfrentando pressão pela redução dos preços dos combustíveis. No último mês de março, o presidente optou por retomar a oneração de parte da gasolina e do etanol, decisão que já está sendo sentida no bolso do trabalhador.

Para piorar o cenário, no início desta semana, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) anunciou uma redução drástica na produção dos barris de petróleo, o que pode fazer com que o material se torne ainda mais caro, e isso tenha algum efeito nos preços dos combustíveis no Brasil.

O novo Conselho da Petrobras toma posse ainda no final deste mês, e há uma grande expectativa em torno do processo de definição (ou não) de uma nova política de preços para os combustíveis no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.