Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica colocam cargo à disposição

Os comandantes militares das três forças armadas brasileiras decidiram colocar seus cargos à disposição do novo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto.

Em reunião realizada no início da madrugada desta terça-feira (30), os militares discutiram uma possível renúncia conjunta aos cargos, como reação à saída do ex-ministro da Defesa.

Após algumas negativas de apoio político ao governo federal, Fernando Azevedo e Silva confirmou o seu desligamento da pasta na tarde da última segunda-feira (29).

A amplitude na reforma do governo atual surpreendeu a todos e outros 5 ministros tiveram a sua titularidade alternada nas últimas 24h.

Desgastes entre Bolsonaro e Azevedo e Silva

Com a insistência do Presidente Jair Bolsonaro na busca por apoio do Exército para aplicar medidas de exceção, a relação com o ex-ministro da defesa chegou ao seu limite.

Não foi a primeira vez que Azevedo e Silva se recusou a se aproximar dos aliados de Bolsonaro egressos das carreiras militares.

A ausência de apoio político das Forças Armadas ao governo federal é notória, mesmo com o Presidente trabalhando para manter benesses à categoria.

Através de seu comunicado oficial, Azevedo e Silva não deixou claro se foi demitido, mas ressaltou que buscou preservar as Forças Armadas como instrumento de estado.

A declaração parece alertar para uma possível tentativa de instrumentalização das Forças Armadas por parte do atual governo.

Possível renúncia conjunta

Conforme a jornalista do “O Globo”, Malu Gaspar, já havia antecipado na noite da última segunda-feira (29), os comandantes das forças armadas discutiram a renúncia de seus respectivos cargos.

O combinado entre os três comandantes, que se encontraram anteriormente com Azevedo e Silva, era entregar os cargos conjuntamente.

O recém-nomeado ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, pediu para que eles esperassem e se encontrassem nesta terça-feira (30).

A eventual renúncia conjunta dos chefes das Forças Armadas Edson Leal Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Bermudez (Aeronáutica), seria algo inédito na história da República.

Até o presente momento, a sensação que fica é de que os militares querem dar um recado a Braga Netto de que não aceitarão ser utilizados por Bolsonaro em uma eventual iniciativa golpista.

Santos Cruz cobra satisfações do governo

O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, afirmou que o governo precisa dar explicações urgentes à população.

Com a mudança no Ministério da Defesa, Santos Cruz considera fundamental que o governo se manifeste imediatamente com relação às mudanças anunciadas:

“A partir do momento que não se tem tranquilidade, não se tem paz social, não se tem liderança e se vive em um ambiente de notícias falsas, fica muito difícil traçar um diagnóstico do que representa a saída do ministro Fernando Azevedo e Silva”.

Assim como o ministro Azevedo e Silva, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz também se recusou a se associar à ala ideológica de Bolsonaro e seus principais apoiadores.

Com a ameaça de crise militar instalada, na próxima quarta-feira (31) se completam 57 anos do golpe militar de 1964.

Há um ano, Bolsonaro se referiu ao aniversário como sendo “o dia da liberdade”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.