Muitas pessoas têm dificuldades de colocar sentimentos em palavras, e isso decorre de uma série de motivos. Há pessoas, inclusive, que têm medo de falar sobre o que sentem, enquanto outras acreditam que demonstrar sentimentos é ser “fraco” ou “emocionado”.
Porém, a verdade é que falar sobre o que sentimos é bastante saudável. Conseguimos nomear nossas angústias, felicidades e tristezas, viabilizando mais qualidade de vida e menos carga emocional “escondida”.
Neste conteúdo, elaboramos uma série de dicas que podem lhe ajudar a se expressar melhor, no que diz respeito aos seus sentimentos. Confira!
Como colocar sentimentos em palavras?
Existem diversas ações que podem ajudar você a colocar sentimentos em palavras. Porém, não queira pular etapas. Se você nunca foi de expressar sentimentos, não queira se tornar um “expert” da noite para o dia. Não é assim que funciona a nossa saúde mental.
Desse modo, sugerimos que você dê tempo ao tempo, respeitando o seu desenvolvimento emocional.
Siga as dicas abaixo, se achar pertinente, e boa sorte no seu autoconhecimento:
1. Escreva o que vier à mente
Pegue caneta e papel (ou mesmo um documento em branco no seu computador) e escreva o que vier à mente. Coloque todas as palavras que chegarem em sua mente. Vá discorrendo, à medida que pensa sobre o que você está sentindo em determinada circunstância.
Você pode fazer isso escrevendo sobre o trabalho, os relacionamentos, as amizades, a vida pessoal, etc.
2. Não fique tentando criar sentido para as palavras
Na hora em que estiver escrevendo o que lhe vem à mente, não fique tentando criar sentido logo de cara. No começo, o texto poderá parecer completamente desconexo, mas faz parte.
O ideal é que você mantenha essa posição de escrever o que vem à mente, tirando do pensamento a “bagunça” que os sentimentos podem estar provocando.
3. Use palavras do vocabulário dos sentimentos
Depois que você finalizar o seu texto de cada área da sua vida, comece a focar no uso do vocabulário dos sentimentos. O que isso quer dizer? Veja as dicas:
- Analise quais sentimentos apareceram no seu texto. Por exemplo: se você escreveu que é feliz, triste, desanimado, etc.
- Depois, comece a substituir essas palavras (ou complementá-las) com o vocabulário dos sentimentos. Por exemplo: Se você está “triste“, está se sentindo assim por quê? Porque está desanimado com o trabalho? Porque alguém mentiu e você ficou irritado? Porque está inseguro? Porque se sente desconfiado com o futuro? Perceba que essas palavras ajudam a nomear o que você sente de forma mais assertiva.
4. Converse mais sobre o que você sente
Converse com as pessoas sobre o que você sente. No começo, pode ser que você ainda não consiga colocar sentimentos em palavras. Porém, à medida que o tempo passa, isso tende a melhorar (ainda mais se você considerar os exercícios acima).
5. Leia sobre emoções e sentimentos
Leia textos que falam de emoções e sentimentos. Isso pode expandir o seu vocabulário e lhe ajudar a colocar sentimentos em palavras.
6. Faça psicoterapia
Por fim, use a psicoterapia como a sua aliada para entender melhor o que você sente. Consequentemente, esse entendimento poderá lhe ajudar a colocar seus pensamentos em palavras, descarregando as emoções.
Boa sorte!