Código de Trânsito Brasileiro pode sofrer modificações em breve, confira

Confira as mudanças que podem acontecer

Código de Trânsito Brasileiro pode sofrer modificações em breve, confira
Código de Trânsito Brasileiro pode sofrer modificações em breve, confira. Foto: Canva Pro

Hoje, nós passaremos algumas informações sobre o fato de que o Código de Trânsito Brasileiro pode passar por modificações em breve.

Com objetivo de adequar a legislação às novas tecnologias e tornar as regras de trânsito mais eficientes e justas, a proposta de atualização está em discussão no Congresso Nacional. Dessa forma, as mudanças podem impactar desde a infrações por avanço de sinal vermelho até a exigência de um exame toxicológico mais abrangente para motoristas profissionais.

Buscando ajudar você a ficar por dentro de todas essas mudanças, nós separamos algumas das informações mais importantes para te passar.

Por isso, não deixe de ler até o final para conferir as principais mudanças que podem ser aplicadas e fique por dentro dessa questão tão importante para todos os cidadãos.

 

Código de Trânsito Brasileiro pode sofrer modificações em breve

Na última quarta-feira (24), o Plenário do Senado Federal aprovou a medida provisória que traz diversas mudanças ao Código de Trânsito Brasileiro. Aliás, que altera exigências para motoristas profissionais, competências para aplicação de multas e limites de jornada de trabalho para caminhoneiros, entre outros temas.

No entanto, um dos pontos mais polêmicos é a exigência de exame toxicológico para motoristas profissionais.

A obrigatoriedade do teste, que detecta o uso de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias, foi ampliada para condutores das categorias C, D e E, além dos motoristas contratados por empresas para transporte de carga ou passageiros. Dessa maneira, aqueles que não fizerem o exame terão a CNH suspensa.

A MP foi aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão, com relatoria do senador Giordano (MDB-SP), e agora segue para a sanção da Presidência da República.

Dessa forma, as mudanças propostas visam aprimorar a segurança nas estradas e garantir um trânsito mais seguro e responsável.

Quais são as modificações que o Código de Trânsito Brasileiro pode sofrer em breve?

Para que você saiba quais são as principais mudanças que o CTB pode sofrer em breve, separamos algumas das principais para te passar. Então, confira:

Delegação da fiscalização

Com o intuito de manter a ordem no trânsito, a MP aprovada no Senado delega aos órgãos municipais e estaduais, a competência privativa para fiscalizar e aplicar multas em diversas infrações.

Sendo assim, entre as infrações mencionadas, destacam-se as relacionadas ao excesso de velocidade, estacionamento ou parada irregular, veículo com excesso de peso e recolhimento de veículos acidentados ou abandonados. Afinal, elas são recorrentes nas cidades e grande fonte de acidentes e problemas no tráfego urbano.

Além disso, os Estados e Distrito Federal terão competência privativa para fiscalizar e multar outras infrações. Por exemplo, como a falta de realização de exame toxicológico, a falta de registro do veículo, a falta de baixa de veículo irrecuperável, cadastro desatualizado e falsa declaração de domicílio.

Mudanças no seguro de cargas

O seguro de cargas é um assunto de grande importância para o transporte de produto. Afinal de contas, garante a segurança dos bens transportados, além de assegurar o dono da carga em caso de possíveis prejuízos.

A MP aprovada no Senado modificou alguns pontos relacionados à contratação desse tipo de seguro. Antes, apenas o transportador era responsável pela contratação do seguro, o que gerava certa insegurança aos donos da carga.

Obrigatoriedade do exame toxicológico

O exame toxicológico tem sido tema de debate em relação à sua obrigatoriedade para condutores com CNH nas categorias C, D e E. Em síntese, o teste serve para detectar o uso de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias, tais como maconha, cocaína e anfetaminas.

Com a nova lei, sua realização será obrigatória em todas as renovações da CNH a partir de 1º de julho de 2023.

Horas de descanso obrigatórias

O descanso é uma necessidade vital para qualquer ser humano. No entanto, com o cotidiano agitado e a grande demanda no trabalho, há negligência por parte dos motoristas nessa parte. Por isso, é importante ter leis que garantam o descanso mínimo necessário, como é o caso desta medida provisória que remete à regulamentação do Contran.

De acordo com a MP, as empresas devem respeitar o tempo de descanso de seus funcionários. Além disso, devem garantir que eles tenham o direito de se desconectar do trabalho e recarregar as energias. Ademais, o contrato também deve estabelecer regras claras sobre o tempo de descanso e as horas trabalhadas. A fim de evitar abusos e garantir uma rotina justa e saudável.

Agora que você já sabe tudo sobre as mudanças que podem ocorrer no CTB em breve, é só ficar de olho nas próximas notícias para saber quando a medida será sancionada e entrará em vigência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.