CNPq restabelece acesso à Plataforma Carlos Chagas

Após mais de 20 dias fora do ar, o acesso à Plataforma Carlos Chagas foi totalmente reestabelecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde o dia 23 de julho, pesquisadores enfrentam dificuldades de acesso.

Uma falha que atingiu os servidores do CNPq afetou o acesso ao Lattes e à Plataforma Calos Chagas, prejudicando a continuidade de projetos pelo país e o trabalho técnico do CNPq. Priorizado pelo Conselho, o Lattes teve o acesso restaurado por completo no dia 7 deste mês. 

Devido à falha, o CNPq informou ainda que novas datas para submissão de projetos de oito chamadas públicas que estavam congeladas. Conforme o comunicado do CNPq, a divulgação do período para a indicação de novos bolsistas e do cronograma completo será feita ao longo desta semana. 

De acordo com o Conselho, as propostas submetidas até o dia 23 de julho, quando iniciou a indisponibilidade, estão resguardadas. Clique aqui para conferir as novas datas das chamadas em andamento.

A queima de um dispositivo teria causado a queda do site do Lattes e da Plataforma Carlos Chagas. O servidor atingido estava fora da garantira e sem manutenção. Ainda de acordo com o CNPq, a demora para reestabelecer o acesso teve relação com o processo de transferência dos dados para um servidor novo. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UFRJ: pesquisadores afirmam que as aulas presenciais são ‘inviáveis’.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.