CNPE: exploração de petróleo e o Programa Nacional do Hidrogênio - Notícias Concursos

CNPE: exploração de petróleo e o Programa Nacional do Hidrogênio

O CNPE aprovou resoluções sobre a governança do Programa Nacional do Hidrogênio e a exploração de petróleo. Saiba mais!

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou resoluções sobre a governança do Programa Nacional do Hidrogênio e a exploração de petróleo, de acordo com informações oficiais do Ministério de Minas e Energia (MME).

CNPE: exploração de petróleo e o Programa Nacional do Hidrogênio

O Conselho aprovou a governança do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) e também parâmetros para licitação do Bloco Ametista, além de medidas de estímulo à produção de campos de petróleo com economicidade marginal, de acordo com recente divulgação realizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) .

Conforme destaca o Ministério de Minas e Energia (MME), na última quinta-feira, foi realizada em Brasília (DF), a segunda reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).  

Temas abordados

Segundo informa o Ministério de Minas e Energia (MME), foram aprovadas resoluções, abordando os seguintes temas:

  • (i) Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) e sua governança; 
  • (ii) parâmetros técnicos e econômicos para a licitação, no regime de partilha de produção, do Bloco Ametista, no sistema de Oferta Permanente da ANP; e 
  • (iii) medidas de estímulo ao desenvolvimento e produção de campos e acumulações de petróleo e gás natural que apresentem economicidade marginal.

Programa Nacional do Hidrogênio

Conforme informa o Ministério de Minas e Energia (MME), o hidrogênio vem sendo visto como instrumento relevante para a transição energética global, contribuindo para a redução de emissões. 

Resolução nº 2/2021

Nesse sentido, o assunto vem sendo tratado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) por meio da Resolução nº 2/2021, que elencou o hidrogênio como um dos temas prioritários para investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Resolução nº 6/2021, que estabeleceu a elaboração de estudo de diretrizes, informa o Ministério de Minas e Energia (MME). 

Dando continuidade às discussões, foram aprovados na reunião de hoje pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) o Programa Nacional do Hidrogênio e respectiva governança. 

Objetivo do programa

O programa visa desenvolver a economia do hidrogênio no país, com foco na sua utilização enquanto vetor energético, e tem base em três pilares: políticas públicas, tecnologia e mercado, informa o Ministério de Minas e Energia (MME).

Os eixos estratégicos do PNH2

O PNH2 inclui seis eixos estratégicos: fortalecimento das bases científico tecnológicas, capacitação de recursos humanos, planejamento energético, arcabouço legal e regulatório-normativo, abertura e crescimento do mercado e competitividade, e cooperação internacional.

É possível obter mais informações na plataforma oficial do Ministério de Minas e Energia (MME), através da plataforma Gov.br. Busque por informações através de sites oficiais do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?