CNH GRÁTIS 2023: Quase 4 MIL VAGAS estão abertas e uma pode ser sua

Programa CNH Social 2023: Oportunidade de Habilitação Gratuita

Quem nunca sonhou em obter a carteira de motorista gratuitamente? Pois saiba que essa possibilidade existe e está ao alcance de milhares de pessoas de baixa renda. O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito, está lançando a 2ª fase do Programa CNH Social 2023, oferecendo mais 3.500 vagas para que os interessados possam realizar o sonho de se tornarem condutores habilitados.

Como funciona o Programa CNH Social?

O Programa CNH Social foi lançado em 2011 e tem como objetivo oferecer formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos, proporcionando a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. O programa social possibilita o acesso gratuito à obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

Desde o seu relançamento em 2019, o programa tem alcançado resultados significativos, com a oferta de 30 mil carteiras de motorista gratuitamente pelo CNH Social em quatro anos. Somente em 2023, serão disponibilizadas 7.000 vagas, sendo 3.500 delas na 2ª fase.

Requisitos para participar do CNH Social

Para participar do programa, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
  • Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
  • Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023;
  • Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
  • Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
CNH Social: Saiba em quais regiões do país ela é gratuita
Programa CNH Social 2023: Oportunidade de Habilitação Gratuita. Divulgação/Detran-ES

Como se inscrever no Programa CNH Social?

As inscrições para o Programa CNH Social devem ser feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). O interessado deve acessar o site, entrar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e preencher as informações pessoais solicitadas. É importante que todos os dados informados estejam de acordo com as informações constantes no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Durante o processo de inscrição, o candidato deve selecionar a categoria desejada, podendo escolher entre Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro), caso ainda não seja habilitado. Já para aqueles que já possuem carteira de motorista, há a opção de Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (caminhão e carreta). É importante ressaltar que, após a inscrição, não será possível modificar a categoria escolhida.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E. O objetivo é direcionar o programa para a capacitação profissional, visando proporcionar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade.

Processo de seleção para CNH GRÁTIS

O processo de seleção dos candidatos é realizado de forma eletrônica, sem interferência humana. Os critérios de seleção levam em consideração as informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). São considerados critérios como menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiários do Bolsa Família, além da data e hora de inscrição.

A relação final dos selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran/ES a partir das 12h do dia 07 de agosto. É importante que o candidato acompanhe os prazos e publicações referentes ao programa CNH Social. Caso seja selecionado, é fundamental realizar a matrícula dentro do prazo estabelecido. Aqueles que não fizerem a matrícula ficarão impedidos de participar de novas seleções por três anos. Além disso, caso o selecionado inicie o processo de habilitação e perca algum prazo posteriormente ou desista do processo, ficará impedido de participar de novos processos seletivos ou cursos de especialização por cinco anos.

Capacitação profissional junto com a CNH

Além da habilitação gratuita, o programa CNH Social também oferece a oportunidade de realizar cursos especializados de capacitação para condutores profissionais. Como novidade para 2023, os condutores habilitados na categoria A (moto), que atendam aos requisitos, poderão fazer o curso especializado de motofrete custeado pelo Detran|ES. Essa iniciativa visa ampliar as oportunidades de emprego para os beneficiários, proporcionando uma qualificação específica para o transporte de mercadorias com motocicletas.

Depoimentos de beneficiados pelo programa CNH SOCIAL

O Programa CNH Social tem transformado a vida de muitas pessoas, abrindo portas para novas oportunidades de emprego e crescimento profissional. João Miguel Rodrigues da Silva, motorista há mais de 30 anos, conseguiu mudar a sua CNH de B para D por meio do programa e agora planeja fazer cursos para transporte de cargas pesadas e de passageiros. Ele destaca que o CNH Social foi fundamental para a melhoria de sua carreira.

Carlos Alexandre Santos Anchieta, atualmente trabalhando na construção civil, também foi beneficiado com a oportunidade de mudança de categoria, passando da D para a E. Além disso, teve a chance de realizar um curso especializado para transporte de produtos perigosos durante a formação. Ele ressalta a importância do curso para agir com segurança e prudência no trânsito, ampliando seus conhecimentos sobre o transporte desse tipo de produto.

O Programa CNH Social 2023 é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo que oferece a oportunidade de habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. Além da primeira habilitação, o programa também possibilita a adição de categoria e a mudança de categoria para condutores habilitados. A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, com base nas informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O programa também oferece cursos especializados para capacitação profissional, visando aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. O CNH Social tem transformado vidas, proporcionando novas oportunidades e melhorias na carreira dos beneficiados. Se você se enquadra nos requisitos, não perca essa chance de conquistar a sua carteira de motorista gratuitamente e investir no seu futuro profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.