Classificação indicativa: evento pretende atualizar as informações

Um guia oficial explica a classificação do audiovisual por idade, de acordo com informações do MJSP. Saiba mais!

Um guia oficial explica a classificação do audiovisual por idade, de acordo com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Classificação indicativa: evento pretende atualizar as informações

Conforme recente divulgação oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o material que busca a proteção integral da criança e do adolescente será divulgado em evento em São Paulo, com transmissão online, voltado para os veículos que passam a fazer a autoclassificação.

A classificação indicativa, por idade, para filmes e programas serve como parâmetro para que os pais decidam se os filhos devem ou não assistir àquele programa, que pode exibir cenas impróprias para crianças, explica o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Os veículos de exibição também devem verificar a classificação indicativa do conteúdo

Assim sendo, para aprimorar esse serviço, que agora também fica a cargo dos veículos de exibição, os ministérios da Justiça e Segurança Pública (MPSP) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos promovem uma oficina.

De acordo com a divulgação realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Oficina de Classificação Indicativa e Violação de Direitos em Conteúdos Audiovisuais é voltada para advogados, programadores, classificadores, avaliadores de conteúdo e demais profissionais que atuam em agências de publicidade, produtoras de filmes e emissoras de TV. 

Durante o evento, será divulgado um guia com os novos formatos para o audiovisual no Brasil, com base na proteção integral da criança e do adolescente, informa o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Guia Prático de Classificação Indicativa

A classificação indicativa é de responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mas, recentemente, o processo também passou a ser realizado por produtoras, com a implantação da autoclassificação. 

Para isso, foi criado o Guia Prático de Classificação Indicativa. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) explica que ele está dividido em duas partes: a primeira detalha os parâmetros usados para atribuir uma faixa etária; a segunda, voltada a distribuidores, explica como exibir os símbolos (atualizados) nos mais diversos meios, na televisão, cinema, jogos eletrônicos, aplicativos e espetáculos teatrais. 

Evento online reforça a informação atualizada

A Oficina de Classificação Indicativa e Violação de Direitos em Conteúdos Audiovisuais será realizada no auditório da AGU, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de junho, com transmissão pelas redes sociais dos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MPSP) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, destaca o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.