Clássicos do vestibular: A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro

Publicado pela primeira vez em 1999, A Casa dos Budas Ditosos é um dos livros mais aclamados do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. A obra fez parte de um série de livros da editora objetiva com diversos autores que tratariam os pecados capitais. Assim, ao contrário da sacralidade indicada pelo título, o livro trata sobre a luxúria a partir de um relato feminino.

Enredo da obra

O autor inicia a obra afirmando que recebeu de uma mulher misteriosa, identificada apenas por CDL, um conjunto de fitas na qual ela narra oralmente a sua história de vida. CDL é baiana e tem 68 anos. De acordo com o que conta essa mulher, o sexo em sua vida tem muita importância e diante do que falou a mulher, o escritor decide por transcrever a sua fala, que se transforma na narrativa do livro A Casa dos Budas Ditosos. 

Desse modo, a voz que narra o enredo da obra é de uma mulher. A sua história apresenta uma importante reflexão sobre a forma como a sociedade vê não apenas o sexo em si, mas a ética e o papel das mulheres no cotidiano. Ela narra diversas cenas de sexo, cita parceiros sexuais e pode chocar com o que diz aos olhos de uma sociedade aparentemente cheia de pudores. 

Nesse sentido, CDL fala, por exemplo, sobre como as pessoas são passíveis de sedução e como ela usou isso na sua vida não só para o seu próprio prazer, mas também para obter o que desejava. Foi assim que ela conseguiu boas notas para conseguir aprovação em matérias no curso de Direito e era assim que conseguia drogas, quando passou a consumi-las. 

A Casa dos Budas Ditosos é uma obra curta, mas que traz um tema de impacto. Por meio das falas de CDL, o escritor apresenta temas como feminismo, sexualidade, o papel da mulher na sociedade e muito mais.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.