Círculo de Fogo do Pacífico: vai cair na sua prova!

Círculo de Fogo do Pacífico: um resumo

O termo Círculo de Fogo do Pacífico se refere à uma região do oceano Pacífico que é conhecida pela grande quantidade de terremotos e tsunamis. 

O assunto é frequentemente abordado por questões de geografia, principalmente na prova do ENEM e nos vestibulares. 

Dessa forma, é fundamental que você domine as principais características do Círculo de Fogo do Pacífico para garantir um bom desempenho em suas provas.

Círculo de Fogo do Pacífico: Introdução 

O Círculo de Fogo do Pacífico, também denominado de anel de fogo do Pacífico, é uma região localizada no norte do oceano Pacífico. O local é conhecido em todo o mundo por possuir uma elevada instabilidade geológica. 

O seu nome deriva da sua forma, que, por sua vez, possui um aspecto curvado, muito similar à um anel. 

Círculo de Fogo do Pacífico: Características

O Círculo de Fogo do Pacifico possui cerca de 40 mil quilômetros de extensão, passando, por exemplo, pela Cordilheira dos Andes, pelas Filipinas e pelo Mediterrâneo.

Uma série de fossas geológicas no fundo do oceano Pacífico formam o Círculo de Fogo do Pacifico. Nessas fossas, por sua vez, ocorre o encontro de diversas placas tectônicas, o que gera a elevada instabilidade geológica do local. 

Dessa maneira, os países que fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico sofrem com diversos tsunamis e terremotos. De fato, o anel é considerado a região do planeta em que mais ocorrem atividades sísmicas e atividades vulcânicas de todo o mundo: para se ter uma ideia, cerca de 80% dos vulcões de todo o mundo fazem parte do Círculo.

Dentro do Círculo, a Ásia é uma das áreas mais afetadas, especialmente pelos abalos sísmicos e tsunamis. Podemos citar, por exemplo, o terrível tsunami de 2004, que afetou a Tailândia e a Indonésia, e o tsunami de 2011, que afetou o Japão e provocaria, posteriormente, o acidente na Usina Nuclear de Fukushima.

Felizmente, o desenvolvimento da ciência permite com que os países consigam prever, na maioria dos casos, os terremotos e tsunamis que irão acontecer nessa área, principalmente no Japão, um dos países mais afetados.

Círculo de Fogo do Pacífico: Países afetados

Como mencionado, o Círculo de Fogo do Pacífico afeta uma grande área da região do norte do Pacífico, abrangendo a América, a Ásia e a Oceania. Entre os países que fazem parte do Círculo, podemos citar: Alasca, Canadá, Estados Unidos, Rússia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Japão, Vanuatu, Tonga, Chile, Malásia, Nova Zelândia, México, Colômbia, Panamá, Timor-Leste, Papua-Nova Guiné e Ilhas Salomão. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.