Cientistas da UFRJ desaconselham o retorno das aulas presenciais no Rio de Janeiro em nota

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que compõem o Grupo Técnico Multidisciplinar para o Enfrentamento da Covid-19 se posicionaram contra a volta às aulas no Rio de Janeiro.

De acordo com nota lançada na última quinta-feira (10), os especialistas desaconselham o retorno das atividades presenciais nas escolas. Através da nota técnica de duas páginas, os cientistas da UFRJ apontam os motivos para discordarem da reabertura das escolas na capital.

Assim, avaliam o aumento do número de casos de covid-19 após a flexibilização do isolamento. Além disso, apontam que, mesmo sem os sintomas, crianças e adultos jovens transmitem covid-19. Desse modo, o retorno poria em risco o avanço contra a pandemia.

Nesse sentido, o Grupo Técnico citou um estudo da Universidade de Harvard que comprova que a carga viral de pessoas de zero a 22 anos de idade é maior que a de adultos diagnosticados e internados em UTIs com coronavírus. 

Na nota, os especialistas afirmaram ainda que o retorno é “um grande risco à saúde pública” por conta do aumento da vulnerabilidade da população. 

Desse modo, a equipe diz ser “essencial a manifestação científica contrária ao retorno das aulas presenciais em escolas no município do Rio de Janeiro neste momento”. A maior preocupação é a taxa de transmissão entre alunos, professores e demais profissionais.

De acordo com decreto do Governo do RJ, a volta às aulas na rede privada pode ocorrer ainda este mês, a partir do dia 14. Já o ensino estadual têm a possibilidade de retornar a partir do dia 5 de outubro. 

No entanto, o sindicato de professores e funcionários do RJ se posicionou contra o retorno das aulas presenciais.

Fonte: Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Leia também Ministro da Educação critica ‘desconstrução’ de valores em livros didáticos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.