Ciência ambiental: O que saber antes de escolher a carreira

Com desafios significativos e crescentes relacionados ao meio ambiente e aos recursos naturais da Terra, a procura pelo curso de Ciência Ambiental tem crescido em popularidade e número.

Os detalhes dos cursos, no entanto, podem variar significativamente de faculdade para faculdade. Isso se deve em grande parte ao quão complexo e nebuloso é o conceito de “ambiente”.

Algumas faculdades incluem uma mistura interdisciplinar de aulas de física, biologia, química e geologia.

Outras focam na ideia de que as questões ambientais não podem ser separadas de seus contextos sociais, políticos, éticos e econômicos, então os programas incluirão uma ampla mistura de cursos nas ciências, ciências sociais e humanas.

Para complicar ainda mais as coisas, a ciência ambiental nem sempre é chamada de ciência ambiental. Muitos químicos, biólogos e físicos são, na verdade, cientistas ambientais. Geologia, hidrologia, ciência planetária, ciência atmosférica e muitos outros campos especializados se sobrepõem à ciência ambiental.

Carreiras em Ciência Ambiental

Como a ciência ambiental é um campo interdisciplinar, uma especialização pode levar a uma gama diversificada de carreiras. Alguns fazem pesquisas de campo, enquanto outros trabalham com políticas públicas.

Há oportunidades para atuar em órgãos governamentais; outros encontram empregos na indústria, educação ou organizações sem fins lucrativos.

Veja a seguir opções de carreira para quem se forma em ciências ambientais.

Cientista Ambiental

Esta é uma descrição ampla de trabalho que pode abranger alguns dos trabalhos mais especializados listados abaixo. Em geral, um cientista ambiental

Professor

Um diploma de ciências ambientais também pode ser um bom treinamento para se tornar professor, podendo ser de cursos livres ou até de faculdade. Lembre-se que lecionar em nível universitário, normalmente é necessário ter mais que pós-graduação.

Biólogo

Um diploma em ciências ambientais pode ser uma boa preparação para estudar animais e organismos em seu habitat natural, a fim de avaliar o efeito das perturbações ambientais em suas populações.

Consultor Ambiental

Neste campo em crescimento, o consultor ajuda os clientes a avaliar e mitigar os riscos ambientais. Eles podem fornecer orientações para reduzir a poluição e as emissões de carbono.

Advogado Ambiental

Esta profissão requer mais três anos de escolaridade para obter um JD, mas um diploma de graduação em estudos ambientais forneceria uma base valiosa para qualquer pessoa interessada em praticar o direito ambiental. Como advogado ambiental, você pode usar o sistema jurídico para fazer cumprir as leis destinadas a proteger o meio ambiente.

Hidrólogo

Como o nome sugere, os hidrólogos se especializam em água. Eles são especialistas em ciclos da água, reservas de água, uso da água e sustentabilidade dos recursos hídricos.

Guarda florestal

Embora não seja necessário um diploma em ciências ambientais para se tornar guarda florestal, ele pode ser uma excelente preparação para a compreensão da vida selvagem e dos ecossistemas que eles protegem. Uma formação científica ambiental também pode ser valiosa para educar os visitantes do parque.

Analista de sustentabilidade

Os analistas de sustentabilidade trabalham normalmente com uma empresa ou organização para equilibrar os impactos ambientais com as questões econômicas. A sustentabilidade, neste contexto, diz respeito à proteção do meio ambiente e à saúde fiscal da empresa.

Lembrando que há oportunidades para quem é da área de Ciência Ambiental no serviço público.

Concurso Instituto Ambiental abre 130 vagas com salários de até R$6.043,33

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.