Por que as cidades de médio porte estão oferecendo mais empregos que as grandes capitais

O Brasil registrou um crescimento de 7% no número total de novas vagas de empregos, o que acabou finalizando o ano com 2,7 milhões de novas vagas de trabalho que foram preenchidas e com carteira assinada. Esse crescimento formal do número de empregos no país registrou a particularidade de estar se desenvolvendo mais no interior do que nas grandes capitais.

O levantamento teve em conta apenas cidades que tem mais de 200 mil habitantes, sendo que as campeãs em criação de vagas foram as cidades de Osasco, com uma alta de 16% em relação em 2020 e um saldo de 24 mil empregos, seguido da cidade de Novo Hamburgo que teve uma alta de 12%, com um saldo positivo de 7,4 mil postos.

Segmento de tecnologia está liderando as novas vagas de emprego pelo país

Os líderes de desempenho tiveram os seus saltos puxados pelo setor de tecnologia, que acabou deslanchando de vez durante a pandemia com a ascensão das vendas pela Internet, além de serviços de delivery, call center e toda a estrutura que foi montada para atender o home office.

Dos 20 municípios listados com as maiores altas de empregos pela Caged, que é o órgão que trata de realizar os cadastros no Ministério do Trabalho, que ao todo contabilizou apenas quatro capitais na lista. Apenas a cidade de Palmas apareceu na lista, figurando na décima quarta posição.

Esse movimento mostra como o Brasil está em um movimento para sair aos poucos das atividades focadas apenas nos grandes centros econômicos e buscando também por mão de obra qualificada em partes que eram menos reconhecidas do país. Isso claramente nos mostra como está sendo feito um trabalho de abertura do espaço econômico.

São Paulo segue no topo entre as capitais

Avaliando por números absolutos, São Paulo ainda segue no topo das capitais, com 336,8 mil vagas que foram abertas, o que significa um crescimento de 8,12% a mais do que em 2020. É seguida pelo Rio de Janeiro que teve um crescimento de 6.88%, Belo Horizonte de 6,47% e Curitiba com 6,06%.

A pandemia apesar de ter apresentado um grande baque em todo o país, nos pode mostrar sobre como seria a abertura de novos postos de trabalho ao longo de 2021. As cidades que têm um alto índice de empresas no setor de tecnologia se destacaram em relação aos demais.

Salto das vendas online também contribuiu para que o Interior se destacasse

O salto das vendas online e o alto número de call centers ajudou com que a cidade de Osasco atingisse o primeiro lugar na geração de postos de trabalho e vagas de emprego entre os municípios do Interior. O resultado pode ser creditado a chegada de grandes empresas do setor tecnológico.

Já em relação à Novo Hamburgo, que carrega o título de capital nacional do calçado, ela buscou nos últimos anos diversificar os seus negócios e hoje tem como maior empregador a SX NEGÓCIOS, central de atendimento remoto do Banco Santander. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.