Centenário de Clarice Lispector: 5 obras de maior destaque da escritora

Há exatos 100 anos, em 10 de dezembro de 1920, nascia Clarice Lispector, escritora de origem ucraniana que chegou ao Brasil com sua família antes de completar dois anos de idade. Clarice Lispector foi uma das escritoras brasileiras mais importantes do período modernista e, por isso, o seu centenário é comemorado no país e no mundo.

Para relembrar e ressaltar a importância da escritora no dia do seu centenário, apresentamos abaixo as 5 mais importantes obras de sua carreira. Confira!

1. Perto do Coração Selvagem (1943)

Em primeiro lugar, apresentamos o seu livro de estreia. Essa obra teve uma crítica muito positiva e boa recepção entre o público, de modo que Clarice chegou a receber o prêmio de melhor romance de estreia pela Fundação Graça Aranha, em outubro de 1944. Na obra, Clarice inaugura a sua escrita existencial por meio da história de Joana, que se passa em duas fases, sua infância e sua fase adulta.

2. A paixão segundo G.H. (1964)

Em segundo lugar, a dica é um romance que traz por meio da linguagem e dos questionamentos uma angústia e inquietação. A protagonista é G.H., identificada apenas pelas inicias do nome. Mesmo que seja bem sucedida, G.H. não conhece a sua verdadeira identidade e, portanto, começa uma jornada por em busca de diversas respostas, tendo como ápice o seu ímpeto de comer uma barata.

3. Felicidade Clandestina (1971)

O texto Felicidade Clandestina que dá nome ao livro é um dos contos mais conhecidos da autora, além disso, traz elementos de sua infância no Recife (Pernambuco). O livro Felicidade Clandestina traz, ao todo, 25 contos de Clarice Lispector. A coletânea abarca obras-primas como Menino a bico de pena, O ovo e a galinha e Restos de carnaval.  

4. Laços de Família (1960) 

A quarta obra também é uma coletânea de contos. Em Laços de Família, os textos estão interligados por uma mesma temática: o desentendimento familiar. Desse modo, as personagens dos contos são pessoas comuns, que foram massacradas pelas situações do dia a dia, mas que buscam por um sopro de liberdade. Um dos textos mais famosos da obra é o conto Amor.

5. A Hora da Estrela (1977)

Por fim, apresentamos um dos últimos livros publicados pela autora. A Hora da Estrela é considerado por muitos como o livro mais íntimo da autora e possui muitos traços autobiográficos. No curto romance, o narrador conta a história de Macabéa, jovem datilógrafa que sai de Alagoas e vai para o Rio de Janeiro. A obra traz questões filosóficas e existenciais que dão o tom característico da autora.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.