Celular Seguro pode apresentar MELHORIA para recuperação de aparelhos. Entenda
Em entrevista, representantes do governo federal afirmam que o Celular Seguro deve passar por melhorias em breve
Em breve, o Celular Seguro deve passar por uma série de melhorias em seu sistema. Este é o programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça para ajudar pessoas que tiveram os seus aparelhos roubados, furtados ou perdidos em qualquer lugar. A ideia central é bloquear o sistema com apenas um toque.
Em entrevista, o secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida, disse que o governo estuda inserir em breve um protocolo de rastreamento e de recuperação de telefones que já está sendo desenvolvido no estado do Piauí. Ele não deu mais detalhes sobre o processo.
De todo modo, Manoel Carlos adiantou que reuniões já estão sendo realizadas entre as equipes técnicas do governo federal e do governo do estado do Piauí. A ideia é inserir este novo sistema de recuperação de celulares o mais rapidamente possível.
“Estamos aplicando uma série de melhorias no programa Celular Seguro para que ele se torne, de fato, um dos principais instrumentos nesse desafio. E estamos buscando alternativas, como a iniciativa exitosa do governo do Piauí”, afirma o secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida.
Nesta sexta-feira (12), o governo federal anunciou que o Celular Seguro alcançou a marca de 40 mil alertas de bloqueios desde o seu lançamento ainda no final do ano passado. Ao todo, algo em torno de 1,9 milhão de usuários estão oficialmente cadastrados no sistema.
Atualização do Celular Seguro
Recentemente, o Celular Seguro se tornou um pouco mais simples. Para facilitar o acesso ao programa, o governo federal passou a permitir uma inscrição apenas a partir da disponibilização de dados básicos, como o número de telefone, nome da operadora e também a marca do aparelho.
Para além disso, o governo também definiu que o cidadão vai passar a ter 15 dias completos para notificar o roubo pelo aplicativo. O usuário também vai escolher quais dados deverão ser bloqueados em caso de perda do telefone.
“O Celular Seguro é um programa focado no cidadão. Por isso, ouvimos as demandas dos usuários, que nos sugeriram avanços, e de instituições parceiras, que nos auxiliaram a tornar os alertas mais intuitivos e eficazes”, disse Manoel Carlos.
“É um compromisso e uma prioridade do Ministério oferecer soluções tecnológicas, que fazem diferença na vida da sociedade. É para isso que trabalhamos diuturnamente, como no combate aos crimes envolvendo telefones celulares”, completou ele.
O Programa
O programa Celular Seguro é recente, e foi criado em dezembro do ano passado. Os dados mais atualizados indicam que o sistema conta com pouco mais de 1,7 milhão de pessoas cadastradas. São cidadãos que podem apertar o botão de alerta e bloquear os seus aparelhos caso os perca.
Neste sentido, vale lembrar também que o sistema conta com mais de 1,3 milhão de aparelhos registrados. Qualquer cidadão pode se inscrever no sistema a qualquer momento.
Como usar o Celular Seguro
O sistema do Celular Seguro funciona por meio de uma parceria entre o governo federal, e empresas dos mais variados segmentos. Funciona basicamente desta forma:
- O cidadão cadastra o seu número na plataforma de maneira gratuita;
- No momento do cadastro, ele pode escolher uma ou mais pessoas de confiança;
- Caso este cidadão tenha o telefone roubado, furtado ou perdido, ele pode pedir para que esta pessoa de confiança acione o botão de bloqueio;
- Com este acionamento, o governo fica ciente de que aquele celular foi perdido, e envia imediatamente a informação para as empresas parceiras;
- Cada empresa recebe a notificação e fica encarregada de bloquear o seu app naquele determinado celular.
Como visto, o papel do governo federal neste sistema é apenas avisar as empresas sobre o ocorrido. Cada companhia pode bloquear o seu aplicativo naquele celular no tempo que achar possível. Em alguns casos, há a promessa de bloqueio imediato. Em outros casos, é possível que este processo aconteça apenas em até 48 horas.