Celular Seguro: Governo divulga números do carnaval. Veja dias com mais roubos

Teve o celular roubado ou furtado no carnaval? Saiba que você não foi o único. Veja números divulgados pelo governo federal

Você teve o celular roubado ou furtado no carnaval deste ano? Se sim, então saiba que você não está sozinho. Nesta sexta-feira (16), o governo federal divulgou novos números de bloqueios realizados pelo sistema do Celular Seguro, o programa que prevê bloqueios imediatos dos aparelhos cadastrados na plataforma.

De acordo com as informações do governo federal, o sistema registrou um grande pico de procura durante os quatro dias oficiais do carnaval no Brasil. Foram registrados casos de furtos, roubos e até mesmo de perdas de aparelhos durante os dias da festa de momo.

Os dias com mais roubos

Ainda tomando como base as informações divulgadas pelo governo federal, os dias com mais pedidos de bloqueios no celular no carnaval foram o domingo (11) e segunda (12), que registraram mais de 600 solicitações cada.

Bloqueios durante o Carnaval:

Sexta-feira (9): 382;
Sábado (10): 523;
Domingo (11): 604;
Segunda-feira (12): 636;
Terça-feira (13): 508.

Desde que o programa foi criado, pouco mais de 25 mil aparelhos foram bloqueados, mas o pico de bloqueios aconteceu mesmo durante os dias do carnaval. Abaixo, você pode conferir o quadro detalhado divulgado pelo Ministério da Justiça:

Celular Seguro: Governo divulga números do carnaval. Veja dias com mais roubos
Celular Seguro teve pico de bloqueios no carnaval. Imagem: Ministério da Justiça

O Celular Seguro

O programa Celular Seguro começou a funcionar oficialmente ainda em dezembro do ano passado. Através do sistema, é possível clicar em um botão de bloqueio. Apenas com este clique, o cidadão que perdeu o celular consegue disparar o aviso para:

  • a Anatel;
  • a Agência Nacional de Telecomunicações;
  • as operadoras de telefonia;
  • os bancos.

O governo faz, portanto, um intermédio entre o cidadão e as instituições para que elas bloqueiem os respectivos aplicativos. O tempo do bloqueio, no entanto, varia a depender das ações de cada uma das instituições.

Para se cadastrar, basta seguir os passos abaixo:

  • O cidadão cadastra o seu número na plataforma de maneira gratuita;
  • No momento do cadastro, ele pode escolher uma ou mais pessoas de confiança;
  • Caso este cidadão tenha o telefone roubado, furtado ou perdido, ele pode pedir para que esta pessoa de confiança acione o botão de bloqueio;
  • Com este acionamento, o governo fica ciente de que aquele celular foi perdido, e envia imediatamente a informação para as empresas parceiras;
  • Cada empresa recebe a notificação e fica encarregada de bloquear o seu app naquele determinado celular.

Mesmo que o programa já esteja em funcionamento há várias semanas, o fato é que a adesão ao novo serviço ainda é muito baixa. Hoje, estima-se que o país conte com mais de 250 milhões de smartphones em todas as regiões. Até aqui apenas 1,2 milhão estão cadastrados até este momento.

Além do Celular Seguro

Caso você não tenha registrado o seu aparelho no Celular Seguro e tenha sido roubado no carnaval, existem outras dicas para evitar problemas maiores envolvendo os seus dados. Veja abaixo:

  • Limpar o conteúdo

Nem todo mundo sabe, mas é possível limpar todo o conteúdo do aparelho de maneira remota. Para tanto, basta entrar na sua conta criada pela Apple (no caso do iPhone) e pelo Google (para os celulares Android).

  • Notificar o banco

Logo depois de apagar as informações do aparelho de forma remota, o próximo passo é notificar o seu banco sobre o roubo ou furto do aparelho. A instituição poderá tomar ações como o bloqueio do aplicativo, da senha e até do acesso da sua conta.

  • Notificar operadoras

Outra dica muito importante é notificar sua operadora de telefonia. Assim, o cidadão poderá ter o seu chip bloqueado. Com isso, a pessoa que roubou seu celular não poderá mais acessar a internet através das redes móveis, por exemplo.

  • Trocar senhas

Lembra dos aplicativos que estavam instalados no seu celular. Logo depois de perder o aparelho, o cidadão pode trocar as senhas destes apps. Isso inclui redes sociais como o Facebook, o Instagram e o X (antigo Twitter), por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.