CEI: Comunidade dos Estados Independentes

Um resumo completo sobre a CEI

CEI: um resumo completo

O termo “CEI” é uma sigla para “Comunidade dos Estados Independentes” e remete à uma organização criada em 1991.

O assunto pode ser abordado por questões de geografia e de história geral dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e o ENEM.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma para as suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a CEI. Confira!

CEI: introdução

A CEI, Comunidade dos Estados Independentes, é uma organização que fo criada em dezembro de 1991 e é composta por países que um dia integraram a União Soviética.

A sede da organização é localizada na cidade de Minsk, capital da Bielorrússsia e, atualmente, o PIB da organização é de mais de 580 milhões de dólares.

CEI: membros

Os países que fazem parte da Comunidade dos Estados Independentes não são unificados, mas possuem relações militares, econômicas e políticas.

12 nações que um dia fizeram parte das 15 que compunham a URSS, dissolvida em 1991, fazem parte da CEI.

CEI: criação

A CEI foi criada no ano de 1991, mesmo ano em que a União Soviética foi oficialmente dissolvida.  Na época, os Estados que faziam parte da URSS e do Pacto de Varsóvia, acordo militar entre os países socialistas, sentiram a necessidade de unir-se de alguma forma.

Assim, é nesse contexto que a CEI foi criada em dezembro de 1991 e oficializada por meio do Tratado de Alma-Ata, assinado no Cazaquistão.

Os primeiros países que decidiram se unir e formar a Comunidade em questão foram Ucrânia, Rússia e Bielorrússia.

CEI: é um bloco econômico?

Precisamos ter em mente que a CEI não é um bloco econômico (como é, por exemplo, a União Europeia e o Mercosul).

Isso acontece porque não existe nenhum tipo de acordo político ou comercial que eleva a comunidade à condição de bloco econômico.

Ainda, não existe também nenhum tipo de acordo quanto às tarifas alfandegárias entre os membros dessa Comunidade, demonstrando a inexistência de um bloco econômico.

CEI: o papel da Rússia

É preciso destacar que a Rússia é o país de maior poder e influência sobre os demais dentro da Comunidade dos Estados Independentes, o que resulta em situações como as que estamos vendo agora de tensões entre a Rússia e a Ucrânia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.