Cederj recebe inscrições para o Vestibular 2024/1

O Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) já abriu o período de inscrição para o Vestibular 2024/1. O processo seletivo visa o preenchimento de milhares de vagas ofertadas nas instituições públicas de ensino superior que fazem parte do Consórcio. 

De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até as 23h59 do dia 12 de novembro (horário de Brasília). Poderão se inscrever estudantes que tenham o ensino médio completo ou que estejam em vias de concluir essa etapa da educação formal. 

Confira a seguir mais detalhes sobre o processo seletivo e como se inscrever para concorrer às vagas ofertadas para ingresso no 1º semestre letivo de 2024!

Vestibular CEDERJ 2024/1: Inscrições

Conforme as orientações da Fundação Cecierj, as inscrições para o Vestibular CEDERJ 2024/1 estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual. Nesse sentido, para se inscrever, os interessados deverão acessar o site do Vestibular e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

Além de informar todos os dados pessoais, escolares e de contato, os candidatos deverão escolher uma opção de curso/instituição. 

As inscrições para o sistema de cotas já foram recebidas. Puderam realizar a pré-inscrição no sistema de cotas os candidatos que se encaixam em uma das três categorias abaixo:

  • Lei Estadual 5.346/2008: estudantes de baixa renda negros, indígenas, da rede pública, portadores de deficiência ou filhos de policiais ou bombeiros.
  • Lei Federal de Cotas: estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública.
  • Vagas para professores da rede pública.

Taxa de inscrição

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 89,00 (oitenta e nove reais). O prazo para os pagamentos segue aberto até o dia 13 de novembro. 

O Consórcio Cederj já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e o resultado foi publicado nesta sexta-feira, dia 27 de outubro. Os candidatos com pedidos indeferidos poderão interpor recursos até o dia 29 seguinte. 

De acordo com o edital, tiveram direito ao benefício da isenção da taxa os estudantes que têm renda familiar mensal de até R$ 1.980. 

Vestibular CEDERJ 2024/1
O Consórcio CEDERJ receberá as inscrições para o Vestibular 2024/1 até 12 de novembro. Imagem: Divulgação/ CEDERJ

Provas do Vestibular 2024/1

A classificação dos candidatos inscritos no Vestibular CEDERJ 2024/1 será estabelecida a partir do desempenho obtido pelos candidatos em provas aplicadas pela Fundação Cecierj. A avaliação abarcará assuntos dos componentes curriculares do Ensino Médio.

De acordo com o edital, a aplicação das provas está marcada para o dia 17 de dezembro de 2024. Haverá locais de prova em todos os municípios para os quais há oferta de vagas.

Além de uma avaliação composta por questões objetivas, os candidatos deverão elaborar uma redação. A prova objetiva abarcará assuntos sobre Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática e Química.

Oferta de vagas

De acordo com o edital, ao todo, estão sendo ofertadas 7.518 vagas em 17 cursos de graduação à distância, na modalidade semipresencial. As oportunidades são para o primeiro período letivo de 2024, nas seguintes instituições:

  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ);
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf);
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

O edital indica ainda que os cursos ofertados são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia Meteorológica, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Segurança Pública.

Acesse a edital do Vestibular 2024/1 para mais detalhes.

Leia também Inep divulga os locais de prova do Enem 2023 nesta terça-feira (24); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.