CBF confirma que vai traçar linhas de impedimento do VAR ao vivo na transmissão
A partir da próxima rodada do Campeonato Brasileiro, as linhas de impedimento do VAR serão traçadas ao vivo e serão exibidas nas transmissões dos jogos.
Nesta quarta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da entidade, Wilson Seneme, revelou que a partir da próxima rodada do Campeonato Brasileiro, as linhas de impedimento do VAR serão traçadas ao vivo e serão exibidas nas transmissões dos jogos.
“A gente vai disponibilizar a construção da linha do impedimento na transmissão ao vivo. Não vai mais enviar a foto da jogada para a transmissão colocar na sequência. A gente entende que quando as pessoas que estão acompanhando a transmissão começarem a acompanhar a construção da linha, vão entender melhor o final dela”, disse Seneme.
Além disso, o chefe da comissão de arbitragem revelou que a entidade vai realizar treinamentos específicos para os árbitros que ficarão no VAR.
“A gente quer dar treinamento diário para esses árbitros para que possam melhorar essa linha de intervenção, é o que estamos buscando”, completou.
Além de confirmar que as linhas de impedimento do VAR serão traçadas ao vivo na transmissão, a CBF confirmou que vai trazer medidas mais transparentes, como, por exemplo, publicar mais vídeos e áudios com os diálogos entre a cabine do VAR e os árbitros de campo.
Até então, a Confederação divulgava somente vídeos dos lances revisados. Todavia, a partir de agora, a entidade vai passar a publicar também lances que deveriam ter sido checados e não foram pelo VAR.
“Nós estávamos com um grupo reduzido de trabalho, por isso não publicamos tudo. A partir de agora, podem nos cobrar mais. Essa demanda tem que ser absorvida”, confirmou Seneme.
A mudança ocorre, sobretudo, por conta de erros de grande escala envolvendo a arbitragem no campeonato. O caso que mais chamou a atenção foi na partida entre Inter e Botafogo, em que o árbitro Sávio Pereira Sampaio (FIFA/DF) assinalou um pênalti inexistente para o Internacional e ainda expulsou um jogador do Botafogo, mesmo fazendo a análise no VAR.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF prometeu publicar ainda hoje os vídeos dos lances polêmicos ocorridos no jogo entre Inter e Botafogo, no último domingo.
Novidades
As medidas anunciadas por Seneme aconteceram durante evento em que foram apresentados os novos membros da Comissão de Arbitragem da CBF. Agora, a comissão de arbitragem vai contar com 18 nomes.
“Cheguei a esses nomes com o máximo de autonomia. Eu sei que eu estou sendo vigiado pelo presidente, assim como os árbitros têm que saber que estão sendo vigiados por nós. Mas essa liberdade de ação (para escolher os nomes) eu não tive nem na Conmebol”, garantiu Seneme.
Comissão formada
Veja a comissão de arbitragem formada pela CBF:
- Wilson Luiz Seneme – Presidente da Comissão de Arbitragem
- Emerson Augusto de Carvalho – vice-presidente da Comissão de Arbitragem
- Ricardo Marques Ribeiro – Membro da CA
- Hilton Moutinho Rodrigues – Membro da CA
- Regildênia de Holanda Moura – Membro da CA / Responsável Arbitragem Feminina
- Ítalo Medeiros de Azevedo – Membro da CA / Estatístico
- Alicio Pena Júnior – Gerente Geral do CEAB
- Roberto Perassi – Gerente Ensino Arbitragem
- Giuliano Bozzano – Gerente Técnico Arbitragem
- Péricles Bassols – Gerente Técnico VAR
- Lucas Dias Almeida – Gerente VAR
- Rodrigo Pereira Jóia – Gerente Administrativo Arbitragem
- Paulo Roberto da Rocha Camello – Coordenador Físico Arbitragem
- Mikael Silva Araújo – Analista Técnico de Vídeos
- Edson Rezende de Oliveira – Ouvidoria / Corregedoria Arbitragem
- Renata Lee – Coordenadora Administrativa Futsal
- Sandro Brechane – Coordenador Técnico Futsal
- Nayara Santos Azevedo – Analista Administrativa CA
- Tatiana Pacheco Lima Guedes – Analista Administrativa CEAB