Carteira de Habilitação (CNH) Digital: Saiba como tirá-la! - Notícias Concursos

Carteira de Habilitação (CNH) Digital: Saiba como tirá-la!

Documento pode ser utilizado em várias situações

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento importante e obrigatório para que o cidadão possa conduzir um veículo automotor. Atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível ter a sua versão física ou digital. A princípio, é possível utilizá-la, através do seu aparelho celular, de forma ágil e prática.

Todavia, a versão física da CNH ainda é bastante relevante. Entretanto, a versão digital do documento pode ser utilizada da mesma maneira. De fato, ela tem várias vantagens e facilidades, quando, por exemplo, o motorista esquecer a carteira de motorista em casa e parar em uma blitz a caminho de seu destino.

Analogamente, a CNH é obrigatória em todo o país. Sem ela o condutor perde o direito de dirigir qualquer tipo de veículo. Se o motorista estiver sem o documento e ser abordado pelas autoridades competentes, ele pode sofrer alguma punição. Portanto, é preciso ter em mãos a carteira de motorista física ou digital.

É muito fácil baixar a carteira de motorista digital no celular. Ela traz uma grande praticidade ao motorista, visto que contém todas as informações do modelo físico de CNH. Portanto, é necessário que o condutor saiba de sua importância e que baixe-a em seu dispositivo móvel, para que possa guiar seu veículo sem problemas.  

O que acontece se esquecer a CNH

O motorista que esquecer sua CNH em casa ou não estiver com sua versão digital pode ser multado, visto que seu uso é obrigatório para conduzir um veículo. Neste caso, é uma infração de trânsito que traz como consequência algumas penalidades. Vale ressaltar que é mais fácil deixar o documento em casa do que o celular.

Dessa maneira, é muito importante que o motorista baixe sua CNH Digital. A multa aplicada no caso de não ter a carteira de motorista em mãos está prevista no artigo 232 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). A infração é considerada de grau leve. O motorista deve pagar uma multa de R$88,38 e perder três pontos.

Dessa maneira, o veículo do condutor, se ele não tiver sua CNH, poderá ficar retido no local. Sendo assim, ele não poderá utilizar seu carro até que apresente a documentação às autoridades. É preciso que ele cumpra com as leis de trânsito. Sendo assim, é imprescindível que se busque estar de acordo com a legislação.

Como tirar a CNH Digital

Para tirar a CNH Digital, o motorista deve, a princípio, baixar o aplicativo para celular da Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS. Ele precisa informar seus dados pessoais no app. Depois é necessário seguir a indicação dos passos, de maneira correta, e salvar o documento.

Também é possível salvar no aplicativo o documento do veículo do motorista. Aliás, deve-se observar que ele deve estar em nome do condutor. O processo é rápido e prático, e pode ser bastante útil, principalmente se o condutor esquecer a sua CNH física em casa e parar em uma blitz no trânsito.

Com o aplicativo o condutor também terá acesso a diferentes opções e ferramentas, como informações sobre campanhas e projetos educacionais sobre o trânsito. O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é gratuito. Com ela o motorista terá à disposição inúmeras facilidades com todas as informações da CNH normal.

Conclusão

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a Carteira Digital é uma versão eletrônica da CNH e possui o mesmo valor jurídico da impressa. Vale ressaltar que essa versão é opcional, ou seja, não há uma obrigação na legislação de trânsito do motorista, de baixá-la em seu aparelho celular. 

A validade da CNH Digital é a mesma da versão física do documento. O Governo Federal, sobre a carteira de motorista eletrônica, diz que “trata-se de um aplicativo que guarda, no seu celular, sua carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em seu nome. Este é um serviço gratuito para toda a população”.

Em conclusão, a CNH Digital traz inúmeros benefícios ao motorista. É uma forma de ter o documento sempre que for preciso, além de o condutor, se necessário, poder compartilhar a sua carteira de motorista com outras pessoas. Para acessar a versão digital do documento é preciso ter um QR Code atrás da versão física.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?