O cartão de crédito sem anuidade ampara os planejamentos financeiros de todos
Certamente o cartão de crédito sem anuidade pode ser uma aliado das finanças de uma pessoa, desde que tenha um planejamento financeiro pessoal. Independentemente se esse planejamento for de uma pessoa que mora sozinha ou de uma família. Pois, é fundamental um planejamento financeiro para amparar as demandas não previstas e direcionar as objetividades pessoais.
O planejamento gera uma viabilidade das finanças no que diz respeito ao fluxo financeiro, a renda e as despesas, obviamente. No entanto, muitas pessoas que moram sozinhas e não possuem esse compromisso financeiro elevado, por muitas vezes, também não acompanham o seu próprio fluxo financeiro. Por isso, o planejamento é inerente a todas as modalidades de famílias e estilos de vida.
Sem reserva de emergência
É muito comum que as pessoas relatem que não possuem uma reserva de emergência porque não sobra dinheiro. Conforme uma pesquisa do Serasa, 64% dos brasileiros endividados alegam que não fizeram uma reserva de emergência em um determinado momento.
Todavia, no momento atual, essa reserva é impossível. No entanto, antes que isso ocorra, algumas ações podem ser tomadas.
Cartão de crédito sem anuidade e os hábitos financeiros
Primeiramente, você deve focar no hábito da sua poupança, já que muitas pessoas não guardam dinheiro, independentemente do valor de suas rendas mensais. Bem como, são promovidas em seus empregos, ganham mais dinheiro e continuam com o orçamento negativo.
Por isso, a poupança precisa ser um hábito. Sendo assim, a viabilidade do planejamento financeiro pessoal contempla o hábito de guardar dinheiro, ainda que seja pouco. Pois, com o passar do tempo você irá guardar um valor maior de forma natural.
Além disso, procure fazer a troca do cartão tarifado pelo cartão de crédito sem anuidade, já que são pequenas trocas que alteram a dinâmica financeira de uma família.
A troca de cartões deve estar inserida em um plano de finanças
Somente o cartão de crédito sem anuidade não conseguirá ser um aliado das finanças de uma família, mas pode ser um grande diferencial.
Por exemplo, se você fizer essa troca e centralizar os gastos familiares em um único cartão, fica mais fácil de controlar e viabilizar uma poupança. Ao passo que mantém os custos fixos, que são os custos referentes à manutenção de uma casa, como o consumo de água, energia elétrica, plano de saúde etc.
Por isso, o cartão de crédito sem anuidade pode otimizar esse fluxo, no entanto, somente a troca de cartões não irá proporcionar o benefício total que as mudanças de hábitos podem trazer para as finanças pessoais.