Seminário debate desafios da educação em plataformas digitais

Seminário promovido pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), que acontece nos dias 10, 12 e 14, vai abordar os problemas na educação que devem superados na pandemia por gestores, pais e alunos.

Com a atual crise sanitária e econômica devido à pandemia do novo coronavírus, houve um boom de plataformas digitais voltadas para a educação. Afinal, escolas e faculdades precisaram fechar suas portas por um bom tempo e se reinventar para entregar conteúdo aos alunos.

Entretanto, o evento visa discutir que, mesmo com tantas novas tecnologias, os desafios vivenciados pelos envolvidos nesse processo ainda são inúmeros.

Como pauta central, o seminário terá o debate sobre o uso de plataformas na educação do país no atual momento e o acesso a elas.

De acordo com a organização do evento, haverá transmissão ao vivo, com legenda, por meio do canal do NIC.br no Youtube. Cada mesa, a saber, terá duas horas de duração.

Para embasar a conversa, estarão presentes representantes da comunidade científica e tecnológica, terceiro setor, setor empresarial, governo, assim como especialistas de renome.

Detalhes de cada dia de seminário

Primeiro dia de evento

Para abrir o evento, no dia 10, o tema debatido será “O desafio estrutural do acesso de qualidade nas escolas e domicílios e as possibilidades de emprego das plataformas emergentes”.

O objetivo será falar não só de infraestrutura nas instituições educacionais, mas também refletir sobre a contribuição que o uso de plataformas digitais pode oferecer neste cenário de agravamento da pandemia.

Segundo dia de evento

No dia 12 será a vez de falar sobre “Plataformização da educação, impactos no ensino e a proteção de direitos”.

Os convidados discutirão o avanço da adoção de plataformas privadas e o que isso pode trazer de desdobramentos em termos de privacidade, controle da produção de conhecimento científico e inovação, exploração de dados e hábitos de pesquisa de milhões de estudantes.

Terceiro dia de evento

Já no dia 14, o debate terá como tema “Educação e tecnologia: desafios do fomento à inovação e a independência tecnológica”, sobre os desafios de se criar um setor de desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribua com ensino produtivo e inovador, ao mesmo tempo em que seja possível proteger a autonomia tecnológica e de dados brasileira.

Nos três dias o seminário começa às 16h e vai até às 18h.

Acesse o site oficial para saber mais sobre o evento e acompanhá-lo. 

E então, o que achou da oportunidade?

Não deixe de ler também – Cursos profissionalizantes são a nova tendência da educação brasileira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.