O novo cartão do Auxílio Brasil já começou a ser distribuído entre os beneficiários que passaram a fazer parte do programa social a partir de novembro do último ano. Segundo o Ministério da Cidadania, apenas 3,2 milhões de dispositivos foram entregues.
Embora o programa tenha mais de 20 milhões de contemplados, 15 milhões vieram do antigo Bolsa Família, e já possuem um cartão de saque. Sendo assim, até o momento só terão acesso a nova ferramenta os beneficiários que entraram no Auxílio Brasil.
Ainda assim, para a distribuição, foi criado um critério de prioridade. Receberam o novo cartão os beneficiários residentes de cidades que não contam com canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) ou com poucas unidades lotéricas.
O que possui no cartão do Auxílio Brasil?
Na parte da frente do cartão estão:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
Já no verso do cartão apresentam:
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas;
- Bandeira da Elo ou Visa.
Como ativar?
O beneficiário pode desbloquear o cartão ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil, pelo telefone 111. Na ocasião, será necessário informar o Número de Inscrição Social (NIS) e o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Realizado este procedimento, será necessário comparecer em uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.
Como cadastrar a senha no cartão do Auxílio Brasil?
Para cadastrar uma senha no cartão, será necessário acessar o aplicativo Caixa Tem e seguir com o pedido. Confira o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Clique em “criar senha do cartão”.
Por fim, é importante frisar que o cartão do Auxílio Brasil é aceito em milhares de lojas e comércios espalhados pelo país. Assim, além do saque benefício, pode se utilizar o cartão para compras em mercados, farmácias, lojas de conveniências e postos de combustíveis que aceitar o pagamento no débito.