Carnaval 2023: saiba o que fazer para evitar o golpe da maquininha

É precio ficar atento a questões de segurança

As festas de carnaval começam neste sábado. Os foliões aproveitam a comemoração para curtir os blocos e os desfiles de escolas de samba. Como há uma grande aglomeração de pessoas e ambulantes vendendo bebidas e alimentos, é preciso observar algumas questões para curtir as festas com segurança.

A princípio, os golpistas agem no momento em que a pessoa está distraída com a folia, roubando seu dinheiro. Para isso, estes cidadãos mal intencionados utilizam inúmeras estratégias, como por exemplo, o golpe da maquininha. Portanto, é preciso ficar atento ao curtir o carnaval procurando se proteger de alguma maneira.

Já há relatos de foliões que sofreram o golpe da maquininha nas festas pré-carnaval. Ele se dá quando um vendedor com motivos ilícitos, encosta sua máquina de cartão próximo ao bolso da pessoa. Ele procura creditar um valor em específico, sem que o folião saiba, utilizando o pagamento por aproximação.

Felizmente é possível se prevenir destes ataques, utilizando o aparelho celular em busca de uma maior proteção durante a aglomeração que são as festas de carnaval. Com algumas ações, o folião pode curtir a comemoração tranquilamente, já que terá meios de se proteger do golpe da maquininha.

Como se proteger durante o carnaval

A princípio, é importante observar que não é possível alterar o limite do pagamento por aproximação via aplicativo. Normalmente as instituições financeiras permitem a seus clientes fazer transações financeiras com valores entre R$50 e R$200. Ademais, fazer o pagamento do cartão por aproximação é muito prático.

Entretanto, a utilização desse tipo de tecnologia pode ser perigosa se o folião  estiver em uma aglomeração de pessoas, o que acontece durante o carnaval. Portanto, para se proteger dos golpes da maquininha, é indicado que se desative o pagamento por aproximação no aplicativo do usuário.

Para proteger o aparelho de ataques, a desativação do pagamento por aproximação pode garantir uma comemoração do carnaval mais tranquila. Vale ressaltar que é possível reativar a função rapidamente, assim que for necessário. No entanto, o processo pode variar de acordo com a instituição financeira.

Clientes da Nubank

Analogamente, os clientes da Nubank podem desativar a função do seu celular diretamente pelo aplicativo do banco durante o carnaval. É preciso abrir o app, selecionar “Meus cartões”, escolher o cartão e desativar a função. Depois, é preciso clicar em “Configurar”, e desativar a função “Compras por aproximação”. Em seguida, deve-se clicar em “Desativar”. O cartão então não irá permitir este tipo de compra.

Outros bancos

O processo de desligamento dos pagamentos instantâneos da Picpay é parecido com o do Nubank. É preciso entrar no aplicativo, ir no perfil do usuário, nas configurações do cartão, e clicar em “Pagamentos por aproximação”, desativando a chave. Dessa maneira, o cartão fica inativo.

Nos bancos Itaú, Bradesco e Santander, o usuário deve ligar para a central de cartões e fazer a solicitação de desligamento dos pagamentos por aproximação. Já no Banco do Brasil, os clientes podem fazer todo o processo através de seu aplicativo, escolhendo o cartão que utiliza e configurar.

Cartão de débito

O folião que deseja se proteger no carnaval pode retirar todo o seu dinheiro do cartão de débito e utilizar o meio físico para pagar suas contas. Em alguns casos, o pagamento por aproximação pode funcionar no modo débito. Vale ressaltar, que o usuário ao fazer sua compra, deve observar os valores na tela da maquininha.  

Quem deseja retirar seu dinheiro do cartão de débito pode transferir os valores via PIX para outras contas. Os clientes do Nubank também podem guardar os valores na “Caixinha”. O indicado é que os foliões procurem por informação a respeito em suas instituições de preferência, para garantir a sua segurança.

Capa para o celular 

Analogamente, os usuários também podem se proteger utilizando capinhas para celulares que evitam o pagamento por aproximação. É uma maneira de se evitar o golpe da maquininha no carnaval. Pode-se encontrar várias capas no mercado a um bom custo benefício. Vale observar que as melhores são feitas de metal.

Com o carnaval chegando, o folião, tomando os devidos cuidados, pode curtir a festa sem se preocupar com os possíveis golpes que possa vir a sofrer. Quando se está envolto em uma multidão de pessoas, todo cuidado é pouco, sendo necessário celebrar a data com toda a segurança possível.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.