Características de uma escola de qualidade
Professor: é importante saber se a escola é a ideal para você. Desconfie, por exemplo, de escolas onde o pessoal não é acessível. Como você faria em qualquer empresa, mesmo que ela seja pública, procure uma escola onde o pessoal se mostre amigável, eficiente e pronto para ajudar. Claro que em muitos casos você não poderá escolher muito, mas vale a pena descobrir no que deve considerar.
Veja algumas percepções simples que o ajudarão a saber se uma escola é de qualidade.
Atitude do diretor
Você provavelmente terá a chance de se encontrar com o diretor antes de conseguir um emprego em uma escola. A atitude dele é extremamente importante para você e para a escola como um todo. Um princípio eficaz deve ser aberto, encorajador e inovador. Ele deve estar centrado no aluno em suas decisões. O diretor também deve capacitar os professores e, ao mesmo tempo, fornecer-lhes o apoio e o treinamento necessários para crescer a cada ano.
Será difícil trabalhar para os diretores que nunca estão presentes ou que não estão abertos à inovação, resultando em funcionários insatisfeitos, incluindo você, se aceitar um emprego em uma dessas escolas.
Uma mistura de professores novos e veteranos
Novos professores entram em uma escola animados para ensinar e inovar. Muitos acham que podem fazer a diferença. Ao mesmo tempo, muitas vezes têm muito a aprender sobre a gestão da sala de aula e o funcionamento do sistema escolar. Por outro lado, os professores veteranos fornecem anos de experiência e compreensão sobre como gerenciar suas salas de aula e fazer as coisas na escola, mas eles podem ser cautelosos com a inovação. Uma mistura de veteranos e novatos pode motivá-lo a aprender e ajudá-lo a crescer como professor.
Centrado no aluno
Para ser realmente eficaz, o diretor deve criar um sistema de valores essenciais que toda a equipe compartilhe. Para fazer isso, ela precisa envolver os professores e funcionários. Um tema comum a cada um dos valores centrais deve ser uma visão da educação centrada no aluno. Quando uma decisão é tomada na escola, o primeiro pensamento deve ser sempre: “O que é melhor para os alunos?” Quando todos compartilham dessa crença, as brigas internas diminuirão e a escola poderá se concentrar no ensino.
O corpo docente é capacitado e envolvido
Quando o corpo docente tem poderes para tomar decisões apoiadas pela administração, cresce um nível de confiança que permite maior inovação e ensino mais eficaz.
Um professor que se sente empoderado e envolvido no processo de tomada de decisão terá maior satisfação no trabalho e estará mais disposto a aceitar decisões das quais pode discordar. Isso, novamente, começa com os valores principais e compartilhados que se relacionam com a determinação do que é melhor para os alunos.
Uma escola onde as opiniões dos professores não são valorizadas e onde eles se sentem impotentes resultará em educadores insatisfeitos que não têm o desejo de investir tanto em seu ensino. Você pode identificar esse tipo de escola se ouvir frases como: “Por que se preocupar?”
A comunicação é honesta e frequente
A liderança escolar em uma escola de qualidade fornece aos professores, funcionários, alunos e pais comunicação frequente sobre o que está acontecendo.
Rumores e fofocas são geralmente galopantes nas escolas onde os administradores não comunicam prontamente as razões para as decisões ou mudanças futuras.
Envolvimento parental
Muitas escolas de ensino fundamental e médio não enfatizam o envolvimento dos pais ; eles deviam. É função da escola atrair os pais e ajudá-los a entender o que podem fazer.
Quanto mais a escola envolver os pais, melhor os alunos se comportarão e se apresentarão. Muitos pais querem saber o que está acontecendo na aula, mas não têm como descobrir como fazer isso.
Uma escola que enfatiza o contato com os pais tanto por motivos positivos quanto negativos se tornará mais eficaz com o tempo. Felizmente, isso é algo que cada professor pode instituir, mesmo que a escola como um todo não dê ênfase a esse envolvimento.
E então, gostou das sugestões?
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