3 gramáticas online para estudar a Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa é a língua oficial do Brasil, de modo que é ensinada em todas as redes de ensino do país e o conhecimento formal sobre ela é indispensável para aqueles que desejam ter uma boa colocação no mercado de trabalho. Nesse sentido, as provas de português em vestibulares e concursos costumam ter um peso muito relevante. 

Nos concursos, principalmente, há a cobrança quanto às regras gramaticais e normas da língua. Portanto, os estudantes devem se dedicar ao máximo ao estudo da língua e da sua norma padrão. Nesse sentido, os livros que explicam a gramática da língua são cruciais para os estudos. Pensando nisso, apresentamos abaixo três gramáticas online e de fácil acesso que podem facilitar o dia a dia na hora de estudar o português. Confira!

1. FLiP

Em primeiro lugar, apresentamos a FLiP – Gramática de Língua Portuguesa.  Essa gramática digital foi feita a partir do Epítome de Gramática Portuguesa do Novo Dicionário Lello da Língua Portuguesa (Porto, Lello Editores, 1996 e 1999), licenciado pela Priberam em 2008. Desse modo, trata-se de uma adaptação do material feita pela Priberam para o formato online. De acordo com a sua descrição no site, essa gramática está em constante atualização.

2. Gramática Online

Nossa segunda recomendação é a Gramática Online idealizada pelo professor Dílson Catarino. No site é possível encontrar uma gramática completa sobre o português, com detalhes sobre a sintaxe, a morfologia e a fonética da língua. Além disso, é possível conferir um material sobre produção de texto e sobre o novo acordo ortográfico. Clique aqui para acessar.

3. Gramática Básica do Português Contemporâneo

Por fim, apresentamos a gramática online veiculada pelo Dicionário Aulete. A Gramática Básica é baseada na Nova Gramática da Língua Portuguesa, escrita por Celso Cunha. Apesar de ser básica, é uma ótima opção para pesquisas rápidas sobre a sintaxe, a fonética, a fonologia, a ortografia, por exemplo. Assim, é possível conferir sobre a organização das orações, pontuação e muito mais. Clique aqui para acessar.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.