Capital de giro, o que é?

Você tem dúvidas sobre o capital de giro da sua empresa? Saiba a forma correta de fazer uso desse valor e como ele deve ser definido.

Sabe aquele dinheirinho que fica no seu caixa? Ele já faz parte do seu capital de giro.

Quando uma empresa inicia suas atividades, o investimento é separado em dois subtipos: investimento fixo e o capital de giro.

Definições: Investimento fixo e Capital de giro

O investimento fixo é definido com base nas necessidades de infraestrutura da empresa, maquinário, móveis, veículos, entre outros.

O capital de giro abrange as necessidades financeiras da empresa, são os recursos necessários para que a empresa “gire” seu negócio, ou seja, são os recursos efetivamente em uso.

Esses recursos estão em constante movimentação já que, genericamente são, caixas/bancos, estoques, vendas/contas a receber, etc.

Como eu posso dividir esses recursos?

Você pode dividir os valores da seguinte forma:

Na conta caixa/banco ficam os valores que a empresa pode acessar a qualquer momento, são os recursos disponíveis.

Nos estoques a movimentação varia de acordo com a necessidade do mercado ao qual a empresa está inserida, ou seja, quanto maior a necessidade de estoque mais recursos a empresa deverá obter.

Na área de vendas ou contas a receber, como o próprio nome sugere, devem ser direcionados os valores aos quais a empresa adquiriu o direito de receber a partir das vendas realizadas e/ou serviços prestados.

O que seria o melhor?

O ideal é que a empresa consiga vender a um prazo menor do que o vencimento de suas obrigações, caso contrário esses recursos imediatos podem faltar, levando a empresa a recorrer à empréstimos, o que nem sempre é bom, pois gerará uma obrigação futura com pagamentos de juros, o que pode causar um impacto negativo na margem de lucro.

Capital de giro deve ser definido

É necessário que o capital de giro seja bem definido desde o início das atividades da empresa e que a política de compra e venda atenda à essa demanda, já que, a administração do capital de giro é feita de maneira constante, avaliando sempre o momento atual e o impacto que tais decisões causam nas disponibilidades da empresa.

Afinal, para que a empresa tenha um ciclo financeiro saudável deve haver uma harmonia entre as áreas de compras, produção e vendas.

Gerenciar o capital de giro de sua empresa é um dos caminhos para seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.