Capes seleciona projetos sobre impactos da pandemia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado final da seleção de projetos de pesquisa sobre os impactos da pandemia da Covid-19. De acordo com a Capes, ao todo, foram selecionados 40 projetos. Veja aqui o resultado.

A Capes selecionou projetos com notas superiores a 9,5. Segundo o órgão, o investimento para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia será de até R$ 25,17 milhões.

Ainda de acordo com a Capes, o início dos projetos está previsto para maio. Foram selecionados projetos das cinco regiões do país. Os temas abordam os efeitos da pandemia em diversos setores da sociedade.

Desse modo, entre os temas, há pesquisas sobre saúde mental na síndrome pós-covid-19, redução da aptidão física, capacidade produtiva e adoecimento social, impacto da pandemia na violência doméstica contra a mulher e reflexos na aprendizagem de crianças e adultos.

De acordo com o edital, o PDGD oferta bolsas de mestrado e doutorado. Algumas das universidades que tiveram programas contemplados estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Esse é o 4º edital do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias da Capes. O PDGP tem como objetivo incentivar e promover os estudos sobre a prevenção e o enfrentamento à covid-19 e outras doenças. 

De acordo com o órgão, há a previsão de investimento de até R$ 25,1 milhões em bolsas de mestrado e doutorado.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFMS recebe inscrições para curso gratuito de desenvolvimento de jogos 2D; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.