Você sabia que é mais do que possível estimular a capacidade de criação e inovação? Pois é!
Engana-se quem pensa que apenas os “gênios” é que possuem os atributos necessários para ter ideias inovadoras e brilhantes. Afinal, o segredo está na forma como você estimula o seu cérebro!
Pensando nisso, neste texto nós trouxemos algumas práticas que podem ajudar a ativar a criatividade na sua mente. Acompanhe!
Como estimular a capacidade de criação e inovação?
A capacidade de criação e inovação pode ser estimulada de diversas formas diferentes. Veja algumas práticas que funcionam muito bem e que já podem ser o ponto de partida para você:
1. Fuja do seu piloto automático – ele não agrega em nada
A gente sabe que o piloto automático é muito mais confortável e fácil de se executar. Nossa mente, que adora um conforto, fará de tudo para que as atividades cotidianas sejam mais automáticas e menos desgastantes.
No entanto, permanecer nessa posição é fazer com que o seu cérebro não precise exercitar a criatividade. E assim, você acaba tendo ideias mais limitadas e menos inovadoras.
Portanto, tente sempre sair da sua zona de conforto e do piloto automático: vá ao trabalho por um caminho diferente, cozinhe um novo prato, escove os dentes com a mão ao contrário da habitual, etc.
2. Não se apegue à primeira ideia que vier à mente
Quando você estiver pensando em uma solução para algo, não se apegue à primeira ideia que surgir na sua mente. Acredite, esta costuma ser a ideia que todo mundo tem e executa, em um primeiro momento.
Se você realmente quer estimular a capacidade de criação e inovação, vá mais a fundo. Pense um pouco mais sobre o que poderia ser interessante para resolver aquele problema e parta para a associação livre de ideias, sem censura.
3. Consuma conteúdos, em vídeo, áudio e texto, que sejam diferentes
Esteja sempre consumindo novos conteúdos que furem a sua “bolha” criativa. Ou seja, se você costuma assistir aos vídeos do tema X, comece a assistir os que falam sobre o tema Y. Isso irá lhe ajudar a encontrar novas ideias e possibilidades para o seu dia a dia.
4. Converse com pessoas de outras áreas de atuação
Conversar com pessoas que trabalham em áreas diferentes da sua também é uma maneira de estimular a capacidade de criação e inovação. Afinal, você estará entrando em contato com uma nova realidade, e isso poderá lhe render diversos insights.
Além disso, a experiência alheia pode lhe ensinar muita coisa sobre a vida, tomada de decisão, escolhas, erros e acertos. Experimente!
5. Busque aprender novas habilidades
Aprender algo novo também é importante. Quanto mais você estimular o seu cérebro para que ele absorva novos conhecimentos e desenvolva a sua capacidade de raciocínio, maiores serão as chances de você ser mais criativo e ter ideias mais inovadoras.
Afinal, como é que você quer ter pensamentos diferentes, novos e inovadores, se mantém o seu cérebro focado no igual, todos os dias?
Pense sobre isso e comece hoje mesmo a estimular a sua capacidade de criação e inovação!