Candidatos do Enem 2020 infectados por covid-19 terão nova chance de fazer a prova

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 que, no período de aplicação das provas forem diagnosticados com alguma doença infectocontagiosa, como a covid-19, e por isso não puderem comparecer ao exame, poderão ter uma nova chance.

Camilo Mussa, presidente substituto do Inep, afirmou nesta terça-feira (24) que, nesses casos, o candidato deve ligar para a central de atendimento do Inep até um dia antes da data da prova e informar a doença. O número da central de atendimento é 0800 616161.

Posteriormente, o candidato precisará anexar o laudo médio na Página do Participante de modo a registrar e comprovar a doença. Assim, aqueles que obtiverem o deferimento por parte do Inep terão outra chance de realizar o exame. A reaplicação do exame para esses candidatos será nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, mesma data em que há a aplicação das provas do Enem 2020 para pessoas com privação de liberdade.

De acordo com o edital, outras doenças estão inclusas nessa possibilidade. Assim, estudantes com doenças como sarampo, rubéola, coqueluche, difteria, influenza humana A e B, entre outras, poderão solicitar uma nova chance ao Inep. Além disso, o Inep esclarece que pessoas com problemas de logística, como impedimento de comparecer ao local de prova por falta de energia, por exemplo, também poderão passar pela reaplicação.  Assim, o problema deve ser comunicado ao Inep também pela Página do Participante.

Máscaras e salas separadas

Em decorrência da pandemia da covid-19, o uso de máscara será obrigatório para os candidatos. O Inep permitirá, no entanto, a retirada da máscara para alimentação. Além disso, os candidatos do Enem 2020 que compõem algum dos grupos de risco da covid-19 poderão receber atendimento especial no dia de aplicação da prova. Desse modo, asmáticos, obesos e doentes crônicos, por exemplo, poderão ficar em salas separadas, nas quais haverá um número reduzido de alunos.

Para isso, o candidato deve entrar em contato com o Inep por meio da central de atendimento. O pedido  precisa ser feito até o dia 7 de janeiro, até dez 10 dias antes do exame. Já os idosos, que também são grupo de risco da covid-19, não precisam fazer a solicitação, pois o Inep já agrupará os candidatos com mais de 60 anos em salas separadas pela data de nascimento indicada no momento da inscrição.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Fonte: Agência Brasil.

Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.