Cancelamento de benefício: INSS envia carta para mais de 1,8 milhões de Segurados alertando risco de suspensão

A identificação dos casos suspeitos é motivo da implantação

O INSS informou que está notificando 1,84 milhão de aposentados e pensionistas cujos benefícios possuem indícios de irregularidades que, se confirmadas, podem resultar na suspensão dos pagamentos.

A identificação dos casos suspeitos é resultado da implantação, em abril deste ano, de um sistema que verifica automaticamente a folha de pagamentos dos 35 milhões de beneficiários do órgão.

Desde o início das varreduras mensais no sistema, a quantidade de casos com possíveis irregularidades cresceu 1.350%, na comparação com 2018.

Beneficiários que caírem nesse pente-fino automático serão notificados por meio de carta com aviso de recebimento.

A partir do recebimento da notificação, o segurado terá 30 dias para agendar –pelo telefone 135 ou no site meu.inss.gov.br– o atendimento em uma agência da Previdência.

Ao comparecer ao posto do órgão, o cidadão deverá apresentar a documentação solicitada para a correção da falha que gerou a convocação.

Se não houver resposta ou a explicação for insatisfatória, o benefício será suspenso e o segurado contará com mais 30 dias para apresentar a sua defesa. Apenas após o esgotamento desse prazo é que o benefício será cortado pelo governo.

A verificação da folha de pagamentos busca falhas básicas de cadastro, que podem ser facilmente resolvidas, como nos casos em que houve erro de digitação no nome do segurado ou no número do seu CPF. O procedimento, porém, é também eficiente na identificação de fraudes.

Um dos problemas que frequentemente resultam na identificação de fraudes são os casos em que a varredura aponta que o CPF do beneficiário não está registrado na base de dados da Receita Federal.

Somente em outubro, a verificação apontou 2.266 cadastros com esse tipo de inconsistência.

Fonte: Mixvale.

Quer oportunidades de Emprego? Clique Aqui
Oportunidades de Estágio? Clique Aqui
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.