O Governo Federal decidiu inserir no projeto de barateamento dos carros populares, um incentivo à compra do caminhão. Segundo informações já confirmadas pelo Ministério da Fazenda, a ideia é fazer com que mais pessoas comprem novos veículos, ou ao menos troquem os seus usados que estão circulando há muitos anos.
O projeto em si ainda não foi divulgado pelo Governo Federal, mas alguns pontos estão vazando para veículos de imprensa. Um dos trechos, por exemplo, indica que o desconto dado na compra do caminhão poderá ser de algo entre R$ 30 mil a R$ 100 mil a depender do modelo, do preço e de uma série de outras características.
O nível de desconto é notadamente maior do que aquele que poderá ser dado na compra de carros populares. Segundo informações do Ministério da Fazenda, a ideia é fazer com que as pessoas tenham um abatimento que poderá variar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. No máximo, o carro popular vai chegar a um preço de R$ 60 mil.
O Ministério da Fazenda decidiu focar os esforços na compra de caminhões por considerar que o Brasil precisa renovar a sua frota o quanto antes. Dados oficiais apresentados pela pasta mostram que 26% dos caminhões que estão circulando nas rodovias brasileiras estão na ativa há mais de 30 anos.
Além dos caminhões e dos carros, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) também confirmou que vai dar um enfoque nas compras de ônibus. De acordo com ele, será preciso olhar com mais atenção para o transporte público até mesmo por uma questão de caráter ambiental.
“São duas pautas. O estímulo a caminhões e ônibus, prioritariamente, e a questão do Desenrola, que vou despachar com ele [Lula]. (…) A gente repaginou o programa, ele ficou mais voltado para transporte coletivo e transporte de carga, mas o carro também está contemplado”, disse Haddad na manhã desta segunda-feira (5), momentos antes de participar de uma reunião com o presidente.
Critérios para a queda
Como dito, o tamanho do bônus que vai ser repassado ao consumidor vai variar de acordo com uma série de fatores. O que vai definir se você vai poder comprar um carro com R$ 2 mil ou R$ 10 mil de desconto são as características apresentadas por aquele determinado modelo de veículo.
O Governo vai levar em consideração:
- critério social (quanto mais barato o carro, maior o desconto);
- critério de eficiência energética (quanto menor a emissão de CO2, maior o desconto);
- critério de produção nacional (quanto mais peças produzidas no país, maior o desconto).
Assim, é possível notar que modelos diferentes terão níveis de descontos diferentes. De todo modo, segue valendo a ideia de que todos os modelos terão algum nível de abatimento, desde que obedeçam ao sistema básico de custar menos de R$ 120 mil. Carros mais caros não serão contemplados.
Programa de carros populares
Dentro do Governo Federal, nada sai de graça. A implementação de um programa para baratear os preços dos carros populares poderá ter um impacto negativo para os motoristas. Afinal de contas, o Ministério da Fazenda vai ter que encontrar uma maneira de cobrir o rombo deixado por esta renúncia fiscal.
A compensação ainda não foi oficialmente definida, mas uma ala do Ministério defende que o Governo Federal antecipe a reoneração do diesel. Inicialmente a ideia era retomar os impostos sobre este combustível apenas a partir de janeiro deste ano, mas o movimento poderia ser antecipado para setembro.
Caso esta movimento ocorra, naturalmente os cidadãos passariam a ter que pagar mais para abastecer. Vale lembrar que o Governo Federal já iniciou o processo de reoneração dos combustíveis, mas até agora apenas a gasolina e o etanol estavam sendo atingidos.