Nesta semana, a Conta Poupança Social Digital da Caixa, utilizada através do aplicativo Caixa Tem, foi habilitada para receber depósitos e oferecer diversos serviços gratuitos aos usuários. Por meio da conta digital, 35 milhões de brasileiros foram bancarizados.
A Caixa criou a conta digital em 2020 para mais de 105 milhões de pessoas receberem benefícios sociais, como auxílio emergencial e Saque Emergencial do FGTS. A conta também é utilizada pelo beneficiários do Bolsa Família e do Abono Salarial PIS para recebimento dos benefícios.
Agora, o Caixa Tem oferece aos usuários serviços digitais como depósitos, envio e recebimento de transferências pelo Pix, pagamento de contas como água, telefone e luz, cartão de débito virtual, pagamento em maquininhas e recarga de celular. Através da conta também se tornou possível contratar o Seguro Apoio Família, que garante ajuda no pagamento de funeral.
A Caixa informou que em breve será possível a contratação de novos produtos de microsseguros e microfinanças através da conta digital. Possibilidades de recarga de valores para pagamento de transporte público e recebimento de indenizações do DPVAT também estão dentro do plano de ampliação da conta do banco.
De acordo com a Caixa, a ampliação dos serviços e funcionalidades permite intensificar a inclusão financeira da população brasileira mais carente.
Pagamento do Bolsa Família via Caixa Tem
A Caixa já começou a pagar o programa Bolsa Família digitalmente. Para isso, o banco está utilizando o aplicativo Caixa Tem, plataforma que permite a abertura de uma conta social digital para todos inscritos no benefício.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que o público do benefício assistencial é mais sensível à questão das tecnologias. Por esse motivo, a conta digital para pagamento do Bolsa Família será oferecida “com tranquilidade”, disse ele.
Segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, o público do benefício assistencial é mais sensível à questão das tecnologias. Por esse motivo, a conta digital para pagamento do Bolsa Família será oferecida “com tranquilidade”, disse ele.
A transição no pagamento por meio do Caixa Tem vai acontecer de maneira escalonada. Dessa Forma, essa medida vai alcançar pelo menos 9 milhões de beneficiários.
Os primeiros a receberem o Bolsa Família por meio do Caixa Tem foram os inscritos com NIS final 9 e 0, ainda em dezembro de 2020. Veja como vai acontecer
- Dezembro de 2020: no último mês do ano passado, a Caixa realizou o crédito do Bolsa Família em poupança social digital da Caixa para os beneficiários com NIS final 9 e 0;
- Janeiro de 2021: o crédito do Bolsa Família em poupança social digital da Caixa para os beneficiários com NIS final 6, 7 e 8;
- Fevereiro de 2021: crédito do Bolsa Família em poupança social digital da Caixa para os beneficiários com NIS final 3, 4 e 5;
- Março de 2021: crédito do Bolsa Família em poupança social digital da Caixa para os beneficiários com NIS 1, 2 e para Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).