Caixa libera saque esquecido do PIS/Pasep; veja como receber

A Caixa Econômica Federal está liberando o saque de valores esquecidos por trabalhadores no PIS/Pasep e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), em que os cronogramas vencem ainda este ano.

A Caixa Econômica Federal está liberando o saque de valores esquecidos por trabalhadores no PIS/Pasep e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), em que os cronogramas vencem ainda este ano.

Dinheiro esquecido no PIS/Pasep

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 320 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício de 2019, e mais de 470 mil têm valores esquecidos referentes ao abono de 2020. Os valores são de até R$ 1.100 e R$ 1.212, respectivamente.

Todavia, para receber os valores o trabalhador deve se enquadrar nos seguintes critérios:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019 e 2020;
  • Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019 e 2020;
  • Estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Os trabalhadores com direito aos recursos de 2020 podem sacar os valores já disponibilizados. Por outro lado, os beneficiários de 2019 precisam solicitá-los. Saiba como:

  • Pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (trocando a sigla “uf” pela do estado em que o trabalhador reside);
  • Pelo telefone 158;
  • Pelo aplicativo do FGTS;
  • Pelo Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Presencialmente, levando um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho ou da Caixa.

Todavia, ambos os saques devem ser realizados até dia 29 de dezembro deste ano. Caso contrário, será necessário aguardar uma nova liberação do PIS/Pasep.

Dinheiro esquecido no FGTS

Os valores esquecidos no FGTS se referem ao saque extraordinário, cujas liberações ocorreram entre os meses de abril e junho deste ano. Ao todo, mais de 42 milhões de trabalhadores estão autorizados a fazer o resgate, considerando os seus saldos disponíveis em suas contas vinculadas ao FGTS.

Os depósitos foram feitos pela Caixa através da conta digital do Caixa Tem. Cada trabalhador teve uma conta aberta em seu nome automaticamente pelo banco. Logo, não é necessário fazer uma solicitação do resgate. Para eles, o saque pode ser feito até o dia 29 de dezembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.