O cidadão negativado tem muita dificuldade em contratar serviços de crédito oferecidos por instituições financeiras. Basicamente, esse desafio é dado diante ao alto risco de inadimplência que pessoas nessa posição oferecem.
Quando o cidadão solicita algum empréstimo ou cartão de crédito, por exemplo, o banco costuma realizar uma análise prévia no perfil do contratante. Isto ocorre justamente para saber qual é o risco daquele cliente não pagar a dívida.
Veja também: Auxílio Emergencial 2022: veja como consultar pagamento pelo CPF
Neste sentido, aqueles que estão com o CPF registrado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, não possuem uma boa reputação no mercado, impossibilitando a contratação de vários serviços financeiros.
Contudo, para ajudar os cidadãos negativados, empresas começaram a investir em recursos voltado a este público. Uma delas é a Caixa Econômica Federal, que recentemente anunciou que irá liberar uma nova linha de crédito com empréstimos de até R$ 3 mil, sem análise prévia de crédito.
A Caixa pretende lançar ainda neste mês de março uma linha de crédito com empréstimos de até R$ 3 mil. Umas das vantagens é que para contratação não será exigido uma análise prévia de crédito. Logo, quem está negativado poderá contratar.
De acordo com a instituição, a intenção é atender mais de 20 milhões de brasileiros com a nova oferta. De todo modo, a Caixa ainda não divulgou mais detalhes sobre o empréstimo. Porém, quem precisa de crédito, urgentemente, pode optar por outras modalidades do banco. Confira a seguir.
Penhor da Caixa: nesta modalidade, deve penhorar algum bem, ou seja, colocar em garantia para assegurar o pagamento da dívida. Os juros do crédito são baixos quando comparados aos aplicados no mercado. De modo geral, na categoria de penhor, é possível colocar como garantia bens valiosos, tais como: pratarias, joias, canetas de alto valor, relógios, entre outros.
Créditos com garantia: os cidadãos podem contratar o empréstimo colocando bens, como casas ou veículos já quitados como garantia. A categoria funciona como um financiamento. Os valores são baseados no preço do bem colocado como penhor, podendo variar de 50% a 90%.
Consignados: Os empréstimos consignados são aqueles em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do contratante, seja no contracheque ou no benefício do INSS, por exemplo. A categoria oferece os juros mais baixos do mercado, e possibilita a contratação de quem está negativado.