O consignado do Auxílio Brasil teve suas condições regulamentadas pelo Ministério da Cidadania. Sendo assim, o crédito já está disponível para aos beneficiários do programa social.
Neste sentido, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, já confirmou que a instituição financeira deve disponibilizar a taxa de juros mais baixa do mercado.
“As condições do crédito consignado, destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil, serão oportunamente divulgadas e oferecidas aos clientes”, afirmou o banco em nota.
A saber, o Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União do dia 27 de setembro, o regulamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Este era o último passo para que o serviço fosse disponibilizado às famílias atendidas pelo programa social.
Regulamentação
De acordo com o texto da pasta, a margem consignável do crédito do Auxílio Brasil será de 40%. Dessa forma, o beneficiário pode solicitar mais de um empréstimo em instituições financeiras diferentes.
No entanto, o valor dos dois créditos não pode ultrapassar a marca de 40% de desconto no benefício. No mais, o percentual de contratação terá aplicação sobre os R$ 400 tradicionais do Auxílio Brasil.
Com relação à taxa de juros, ela terá um limite de 3,5% ao mês, considerando que cada empresa deve se enquadrar nas regras estabelecidas pela pasta e criar suas próprias condições para o oferecimento do serviço.
Vale ressaltar que a alíquota traz muitas críticas por parte dos especialistas que a comparam com a taxa cobrada aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é de 2,4% ao mês.
Garantia
Antes mesmo da publicação do texto de regulamentação, a presidente Daniella Marques já havia afirmado que iria disponibilizar uma taxa de juros menor para o consignado do Auxílio Brasil.
“O que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco”, disse Marques. Na ocasião, Daniella afirmou ainda que vai investir em educação financeira para evitar que as pessoas contraiam mais dívidas com o consignado.
“A gente quer fazer um trabalho educativo muito grande para não gerar um estímulo ao endividamento das famílias”, afirmou Daniella em um evento do banco. Porém, a presidente não deu datas para o início da liberação do crédito.
Quando o empréstimo consignado do Auxílio Brasil será oferecido?
Até o momento, nenhum banco ou financeira divulgou o início da operação do consignado do Auxílio Brasil. O que se sabe é que algumas empresas já estão se preparando para o oferecimento, já outras, não devem ofertar o serviço.
Estão analisando a proposta:
- Agibank;
- Banco do Brasil;
- Banco PAN;
- Banco Safra;
- Caixa Econômica Federal;
Não vão oferecer o empréstimo:
- Bradesco;
- Itaú;
- Santander;
- Nubank;
- BMG;
- Banco Inter.