A Caixa Econômica Federal noticiou nesta terça-feira (20), a amplificação do número de agências ativas por todo Brasil, e consequentemente a abertura de novas vagas de emprego. Serão ofertadas 10 mil vagas, entre empregados, estagiários, recepcionistas e vigilantes.
Mais precisamente, serão abertas 4 mil vagas para empregados, nas quais serão mil destinadas a pessoas com deficiência e outras 3 mil para quem prestou um concurso público da Caixa realizado em 2014. Além de 5,2 mil para estagiários e jovens aprendizes e de outros 800 cargos para recepcionistas e seguranças.
O banco informou que o edital será publicado até setembro deste ano, mas já adiantou como será a seleção para o preenchimento de cada vaga. Para vigilantes e recepcionistas será feito pela contratação de empresas especializadas, e para os estagiários, será por meio de parcerias com entidades sem fins lucrativos que serão selecionadas por chamada pública.
Para a seleção que será realizada por meio do concurso efetuado em 2014, ainda requer a autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão ligado ao Ministério da Economia.
Novas agências da Caixa
O plano de expansão, segundo a Caixa Econômica Federal, contará com 268 novas agências espalhadas por todo território nacional, sendo 168 de varejo e outras 100 especializadas em agronegócio.
De acordo com o anúncio feito pelo banco, serão abertas 70 agências de varejo no Nordeste, além de 50 no Norte, 30 no Sudeste. 14 no Centro-Oeste, e como a região menos privilegiada, o Sul com apenas 4 filiais. Dessa maneira, todas as regiões do Brasil terão novas agências e novas oportunidades de emprego.
O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, frisou que com o plano de crescimento, o banco optou por obter novas filiais em todos os municípios brasileiros com uma população superior a 40 mil pessoas, das quais 58 terão uma agência Caixa pela primeira vez na história.
No discurso realizado em um evento virtual, o presidente ressaltou a importância da escolha da abertura de filiais em lugares inéditos, ao dizer que: “Não tem muita explicação do porquê essas cidades não tinham agência da Caixa. É uma questão social e matemática que resolvemos nessa gestão”.
Desemprego no Brasil
As 10 mil novas vagas de trabalho oferecidas pela Caixa Econômica, são uma ótima oportunidade para o brasileiro, já que o Brasil soma mais de 14,8 milhões de desempregados por todo país, o que representa 14,7% do total de trabalhadores, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O país atravessa um momento econômico complicado e consequentemente com o aumento da taxa de desemprego. Na análise, que observa o trimestre de fevereiro a abril de 2021, o índice de desemprego é o maior desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. Comparado ao do trimestre anterior (de novembro a janeiro), o número de pessoas sem emprego teve aumento de 3,4%.
Por isso, mesmo que não sejam tantas, as vagas de emprego disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal pelo menos dão esperança a 10 mil brasileiros que estão passando por esta situação. Vale ressaltar que no plano do banco, a preferência da expansão é pelas regiões do Norte e Nordeste, as quais são as mais afetadas pelo desemprego.