Direitos do Trabalhador

Cadúnico não serve apenas para o Auxílio Brasil. Entenda

As últimas semanas não foram nada tranquilas para as pessoas que visitaram uma das sedes de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). É que está acontecendo uma alta procura por ajuda nesses locais. Várias dessas pessoas estão querendo uma chance de entrar no novo Auxílio Brasil do Governo Federal.

É que, de acordo com o Ministério da Cidadania, não há um processo de inscrição para a entrada neste programa. Quem quiser ter uma chance de entrar, vai precisar fazer uma inscrição no Cadúnico e esperar pelo resultado do processo de escolha do Governo Federal. Pelo menos é isso o que se sabe.

O que pouca gente sabe, na verdade, é que essa inscrição no Cadúnico é muito importante para além dos pagamentos do Auxílio Brasil. É que de acordo com as informações oficiais, essa lista do Governo Federal acaba levando as pessoas a receberem ou pelo menos se candidatarem para outros programas sociais.

No Auxílio Emergencial, por exemplo, o Governo acabou selecionando uma série de pessoas apenas pela inscrição no Cadúnico. O mesmo valia também para a entrada no Bolsa Família. Quem não estava com o perfil atualizado não conseguia entrar nesse benefício. Era isso o que as regras diziam.

E o Cadúnico é importante não apenas para os interessados em programas do Governo Federal. De acordo com informações oficiais, vários benefícios sociais que estão sendo pagos por estados e municípios neste momento, estão escolhendo os seus usuários através do Cadúnico. Então a lista virou uma espécie de grande plataforma de vulneráveis do país.

vale-gás

O vale-gás do Governo Federal, por exemplo, é um desses casos que estamos trazendo aqui. De acordo com o Ministério da Cidadania, quem quiser pegar esse dinheiro terá que estar dentro do Cadúnico.

Pessoas que não estão nesta lista nem serão consideradas para receber esse benefício. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui. Vai ser por essa lista que o governo vai selecionar cerca de 5,5 milhões de brasileiros para o primeiro pagamento, que deve acontecer ainda em dezembro.

Como entrar no Cadúnico

Para entrar no Cadúnico, o cidadão precisa entrar em contato com a prefeitura da sua cidade. Isso porque a gestão desta lista acontece a partir dos governos municipais. Então são eles que irão dar o passo a passo de entrada para essas pessoas.

Logo depois de entrar no Cadúnico, o cidadão vai receber uma espécie de sequência numérica. É o famoso Número de Inscrição Social (NIS). Ele é importante para que o cidadão se identifique como uma pessoa em vulnerabilidade social.

Importante falar a verdade

Ao entrar para o Cadúnico, o cidadão precisa ter consciência de inserir apenas dados verdadeiros. Caso contrário, ele vai acabar tendo que responder pelo crime de mentir em um documento oficial de estado.

Além desse cuidado, o cidadão também que atualizar as informações desta lista sempre que for necessário. Então qualquer mudança na estrutura familiar precisa ser reportada o quanto antes para evitar maiores dores de cabeça, inclusive com projetos sociais.