Brasileiros podem receber o auxílio-inclusão de R$ 606 mensalmente
Por meio do INSS, os beneficiários podem receber um abono de meio salário mínimo (R$ 606 em 2022), caso encontrem um emprego e exerçam a atividade formalmente, ou seja, com a carteira assinada.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está disponibilizando aos segurados um novo auxílio de R$606. Trata-se do auxílio-inclusão, programa que é regularizado pelo Governo Federal com a finalidade de ajudar os cidadãos com deficiência que já receberam ou ainda recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Por meio do INSS, os beneficiários podem receber um abono de meio salário mínimo (R$ 606 em 2022), caso encontrem um emprego e exerçam a atividade formalmente, ou seja, com a carteira assinada.
Como receber o auxílio de R$606
De acordo com as regras, o auxílio-inclusão de R$ 606 pode ser solicitado por pessoas com deficiência que recebem o BPC e trabalham com carteira assinada. Além disso, o pagamento pode ser disponibilizado para os cidadãos que estavam recebendo o BPC nos últimos cinco anos.
Os beneficiários receberão os valores através do INSS. Entretanto, para isso, elas devem cumprir os seguintes requisitos:
- Comprovar a deficiência por meio de laudo;
- Ter o nome fora dos órgãos de proteção ao crédito;
- Ter recebido o BPC nos últimos cinco anos ou ter tido o benefício suspenso durante o mesmo período;
- Compor família que recebe até dois salários mínimos por pessoa;
- Estar inscrito no Regime Geral de Previdência Social ou vinculados à previdência municipal/estadual e ter uma atividade remunerada;
- Estar com a inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).
Nova regra para receber o auxílio de R$ 606
Recentemente, uma portaria do Ministério do Trabalho alterou algumas normas para o recebimento do auxílio-inclusão. Dessa forma, aqueles que possuem alguma deficiência e ingressaram no mercado de trabalho, exercendo atividades remuneradas na área militar ou como autônomos e pequenos produtores rurais, também poderão serão beneficiados pelo programa.
É importante salientar que as novas regras incluem na atividade militar os bombeiros, policiais militares e Forças Armadas. Já no caso dos autônomos, poderão receber o benefício aqueles que recolhem contribuição para o INSS, na opção de contribuintes individuais.
Como solicitar o auxílio?
Os interessados podem solicitar o benefício por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Além disso, há a possibilidade de ligar para a central de atendimento 135 (disponível de segunda à sábado, das 07h às 22h) para realizar o procedimento.
Para quem for realizar a solicitação pelo aplicativo, basta:
- Baixar o aplicativo Meu INSS e fazer o login na plataforma;
- Em seguida, você deve selecionar a opção “Novo Pedido”;
- Feito isso, digite o nome do serviço ou benefício que deseja ter acesso;
- Na tela vai aparecer uma lista, você deverá clicar na opção “serviço” ou “benefício”;
- Na sequência um texto aparecerá para que você leia. Depois de ler informe seus dados e clique em “avançar”.
Cabe salientar que o resultado do pedido pode ser acompanhado pelo próprio aplicativo Meu INSS, na opção “Consultar pedidos”. O INSS tem um prazo de 30 dias úteis para retornar com a resposta do pedido.