Hoje ensinaremos para você uma dica para limpar o frango corretamente antes de cozinhar.
O frango é uma das proteínas mais consumidas no mundo todo, devido a sua versatilidade, sabor e facilidade na hora do preparo.
No entanto, como todos os tipos de alimentos de origem animal, especialmente quando se trata de carnes, o frango também precisa de cuidados especiais quando o assunto é a limpeza e higienização.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de como limpar o frango corretamente antes de cozinhar, para que você evite problemas com germes e bactérias contidas nas carnes, e possa saborear um frango delicioso sem nenhum receio.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais, fique até o final para ver todas nossas dicas sobre como limpar o frango corretamente.
Como limpar o frango corretamente antes de cozinhar?
A carne de frango crua, bem como todas as carnes, possui germes e bactérias prejudiciais para a saúde. Ou seja, deve ser higienizada com todo cuidado e atenção, para evitar que esses micro-organismos se espalhem pela cozinha e contaminem o ambiente.
Além disso, também é preciso tomar cuidado com as roupas e a higiene das mãos e das partes do corpo que têm contato com a carne de frango crua, para que essa contaminação seja evitada.
Por este motivo, higienizar a carne e o ambiente em que se está mexendo com ela é muito importante, ao impedir a proliferação desses germes em sua cozinha, para que assim, sua casa fique sempre limpa e seja um local seguro para você e sua família.
No entanto, nem todas as pessoas sabem como higienizar o frango corretamente e por isso, nós separamos algumas dicas especiais que certamente irão ajudar você nesta tarefa. Confira:
Higienize muito bem a área de trabalho
Conforme já dito anteriormente, o frango contém bactérias prejudiciais para a saúde. Ou seja, a área de trabalho tem que ser muito bem higienizada antes de começar a limpar o frango, para uma possível contaminação ser evitada.
Por isso, lave muito bem a faca, a tábua, os potes e todos os itens que você for usar para limpar o frango.
Além disso, panelas, potes, talheres, outros alimentos, temperos e outros itens que não serão usados nesta tarefa, devem ser muito bem guardados em locais seguros e longe do alcance das bactérias.
Não lave o frango
Muitas pessoas pensam que para limpar a carne de frango é preciso lavar, e isso não só é um erro grave, como também pode colocar em risco a qualidade da carne.
Além disso, quando a água da torneira bate no frango, espalhando respingos para todos os lados, o que também gera a contaminação do ambiente, sem contar que a maioria dos micro-organismos se desenvolvem e proliferam melhor na umidade.
Por este motivo, nunca lave a carne de frango nem nenhuma outra. Dessa forma, manterá a qualidade do alimento e proteger sua cozinha dos germes e bactérias.
Retire as cartilagens e o excesso de gordura da carne
Em geral, a limpeza do frango consiste em remover as partes que não consumirá, como, as cartilagens, pedaços de ossos e gordura. Dessa forma, use uma tábua de carne com uma folha de papel toalha, para que os líquidos que escoam do frango não suje a bancada.
Após remover todas as partes não comestíveis do frango, você pode cortar como preferir, armazenar as partes que não for usar em potes vedados, e temperar a quantidade certa para sua refeição, então é só cozinhar.
Ademais, de um destino adequado para os resíduos que sobrarem de seu frango, para que sua cozinha não fique infectada com as bactérias.
Vale ressaltar que a tábua, a faca e todos os utensílios utilizados para essa limpeza precisam ser limpos imediatamente após o contato com a carne.
Agora que você já sabe como limpar o frango corretamente. Siga nossas dicas para não ter mais problemas com a contaminação em sua casa.