Brasil Império: descubra quais foram os principais acontecimentos

Conheça os acontecimentos mais marcantes do período

Brasil Império: principais acontecimentos do período para ENEM e vestibulares

O período conhecido como “Brasil Império” aconteceu entre os anos de 1822, com a proclamação da independência, e 1889, com a proclamação da república

O assunto é abordado com frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM.

Assim, para que você consiga se preparar e guiar os seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com os principais acontecimentos do Brasil Império. Confira!

Os principais acontecimentos do Brasil Império

Podemos destacar cinco acontecimentos mais relevantes que marcaram o Brasil império:

O Golpe da Maioridade

O Golpe da Maioridade aconteceu em 23 de julho de 1840. Na ocasião, o imperador com apenas 14 anos e sete meses de idade foi declarado maior de idade. A partir dessa declaração, o futuro D. Pedro II pôde assumir o trono brasileiro.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai aconteceu entre os anos de 1864 até 1870. O conflito começou porque o ditador do Paraguai pretendia aumentar o território de seu país, tomando partes dos territórios da Argentina, Brasil e Uruguai. 

O Parlamentarismo às Avessas

O regime foi instituído em 1847 para funcionar ao lado do poder moderador, que era exercido pelo imperador. O imperador, por sua vez, tinha a liberdade de nomear o primeiro ministro, bem como a possibilidade de dissolver o parlamento.

Dessa maneira, podemos dizer que o parlamentarismo brasileiro tinha regras específicas e contraditórias e, justamente por esse motivo, ele foi denominado de “parlamentarismo às avessas”.

O fim da escravidão

Os ingleses pressionavam o Brasil para que o país decretasse a abolição da escravidão. Em 1850, após muita pressão, o país promulgou a lei Eusébio de Queirós, responsável por colocar um fim ao tráfego de escravos para o Brasil. Apesar de a lei ter sido um grande avanço no processo de abolição da escravidão, o fim da escravidão seria oficializado somente em 13 de maio de 1888.

Fim do império

Com o fim da Guerra do Paraguai, os militares se voltaram contra o governo de D. Pedro II.  Ainda, o rompimento com a igreja e os escravocratas deu origem a várias animosidades que contribuíram para o fim do regime.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.