Brasil Colônia: tópicos que você precisa dominar para o ENEM

Existem alguns tópicos desse período abordados com muita frequência

O termo “Brasil Colônia” é utilizado para denominar o período da história brasileira em que Portugal esteve presente na colonização do país. O período colonial termina somente em 1822, com a independência do Brasil.

O tema é amplo e também muito abordado por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, com um destaque para o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar a alcançar um bom desempenho na prova de ciências humanas do ENEM, o artigo de hoje separou um resumo com os tópicos sobre o Brasil Colônia que você precisa entender. Vamos conferir!

O processo de colonização do Brasil

O período conhecido como “Brasil Colônia” começou oficialmente no ano 1530, 30 anos depois da chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque, a colonização não foi oficializada imediatamente após a chegada dos europeus. Inicialmente, os portugueses se interessaram pela nova terra apenas como ponto de apoio para as novas expedições às Índias. Porém, com o passar do tempo, o Brasil passou a ser visto como uma região de grande potencial econômico e para colonização.

A colonização portuguesa no Brasil teve algumas particularidades. Ao contrário de outras outros colonizadores europeus no continente americano, os portugueses optaram por um modelo de colonização baseado na exploração do pau-brasil e na instalação de feitorias ao longo da costa brasileira.

A criação do Governo-Geral

O sistema de colonização baseado na instalação de feitorias não era efetivo contra as ameaças estrangeiras realizadas em direção ao território brasileiro. Dessa maneira, os portugueses começaram organizar expedições para proteger a costa da colônia. Ainda, com o mesmo propósito e também com o objetivo de organizar melhor a administração da colônia, o Governo-Geral foi criado no ano de 1548.

O primeiro governador-geral da colônia foi Tomé de Souza responsável por organizar a construção de engenhos de açúcar no Brasil e por promover a administração do sistema de plantation na colônia.

O papel da escravidão

Todos nós sabemos que a escravidão foi uma das principais características do Brasil Colônia como um todo.

Os colonizadores portugueses trouxeram os primeiros escravizados do continente africano para o Brasil em 1538. Depois disso, a escravidão passou a ser considerada uma instituição central na economia do país e, entre os séculos XVI e XIX, estima-se que mais de 5 milhões de indivíduos tenham sido trazidos para o Brasil como escravizados.

Tenha em mente que o uso da mão-de-obra escrava não seria abolida com o fim do período colonial. A escravidão no Brasil só foi abolida em 1888, com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, durante o Segundo Reinado.

A economia do Brasil Colônia

O funcionamento da economia brasileira durante o período colonial é um assunto extremamente abordado pelas questões do ENEM.

Durante esse período, a economia do país foi baseada em atividades extrativas e que visavam a exportação. De fato, o Brasil colonial foi um importante fornecedor de matérias-primas para o continente europeu. Além do pau-brasil e do açúcar, o Brasil também produzia tabaco, algodão, café e ouro.

O sistema utilizado para o plantio era o sistema de plantation, baseado na existência de grandes propriedades latifúndios em que era usada a mão-de-obra de escravizados.

Enquanto a região nordeste do país era marcada pelos grandes latifúndios, a região sudeste desenvolveu a atividade mineradora.

As missões jesuíticas

As missões jesuíticas foram um importante aspecto da colonização do Brasil. Os jesuítas foram enviados ao Brasil em 1549 como parte de uma das atitudes tomadas pra Contrarreforma na Europa.

O objetivo dos jesuítas no Brasil era catequizar os índios e difundir a fé católica na colônia. Para atingir esse objetivo, eles fundaram diversas missões em todo o país, nas quais os indígenas viviam em comunidades organizadas.

Porém, é válido lembrar que a relação entre os jesuítas e os índios não foi sempre pacífica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.