Brasil chega a 78.162 casos e 5.466 mortes de coronavírus; são 449 mortes nas últimas 24h

São, ao todo, 5.466 mortes. Até o último levantamento feito, 32.544 pessoas já haviam se curado.

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quarta-feira, 29 de abril, a informação de que o Brasil tem 78.162 casos confirmados de novo coronavírus. São, ao todo, 5.466 mortes. Até o último levantamento feito, na data de ontem (28), 32.544 pessoas já haviam se curado. A taxa de letalidade é de 7%.

Os principais dados divulgados pelo Ministério são:

  • 5.466 mortes confirmadas no país
  • 78.162 casos confirmados
  • São Paulo é maior em número de casos e mortes: 26.158 e 2.247, respectivamente

Na terça, ontem, 28 de abril, foram 5.466 mortes e 78.162 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Segundo com o Ministério da Saúde, todos os estados brasileiros já tem casos e mortes por coronavírus.

Segundo informações da pasta, São Paulo tem o maior número de notificações da pandemia, com 26.158 casos e 2.247 mortes.

De acordo com o ministro da Saúde, Nelson Teich, o Governo Federal está acompanhando a evolução dos casos, que estão crescendo em determinadas regiões. “Como a gente tem uma manutenção desses números elevados e crescentes, a gente tem que abordar isso como um agravamento fora da curva da situação. Isso continua restrito aos lugares que a gente sabe que estão vivendo as maiores dificuldades como Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo”, explicou. “O Brasil tem que ser tratado de forma diferente para as diferentes regiões e vamos continuar acompanhando”, finalizou Teich.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, boa parte das mortes registradas nas últimas 24 horas já estavam em investigação, mas tiveram investigação concluída e atualizada no sistema nacional de segunda (27) para terça-feira (28).

“Nas últimas 24h nós tivemos 185 óbitos novos em São Paulo, 73 no Rio de Janeiro, 24 em Pernambuco, 19 no Ceará e 32 no Amazonas. No entanto, destes 474 novos óbitos, 146 foram registrados nos últimos 3 dias, sendo 8 no dia de hoje, 41 ontem e 97 antes de ontem”, esclareceu o secretário.

Ministério da Saúde ajuda os estados

O Ministério da Saúde vem acompanhado a evolução dos casos no Brasil e, principalmente, nas regiões mais críticas. A pasta, para isso, está tomando decisões estratégicas para auxiliar na assistência à população e reforçar medidas de ação no combate ao coronavírus.

“Uma das medidas está na aquisição de respiradores, equipamentos de proteção individual e contratação de recursos humanos para atuar na linha de frente onde há maior necessidade. a partir desta quarta-feira (29) serão distribuídos mais 185 respiradores para as regiões mais afetadas”, disse o Ministério em nota.

O Ministro Nelson Teich realiza, nesta semana, reuniões com os governadores das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste para alinhamento das ações de enfrentamento ao coronavírus para as diferentes áreas do país, conforme cada necessidade.

“Estamos buscando entender o que está acontecendo nos diferentes lugares. A centralização na aquisição dos equipamentos pela União é fundamental para que a distribuição seja baseada na necessidade mais imediata de cada cidade”, explicou o ministro da Saúde, Nelson Teich.

Ministério da Saúde: Grupos de risco

Segundo o Ministério da Saúde, pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, pessoas de qualquer idade que tenham comorbidades, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma e puérperas, entre outras, também precisam redobrar os cuidados nas medidas de prevenção ao coronavírus.

Veja também: 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.