Brand Equity: o valor intangível de uma marca

Brand Equity pode ser conceituado como o conceito intangível do valor de uma empresa. Confira pontos estratégicos!

Brand Equity pode ser conceituado como o conceito intangível do valor de uma empresa. 

Brand Equity: o valor intangível de uma marca

Em meados dos anos 80 surgiu o conceito de Brand Equity, sendo assim, de forma sucinta, é um conceito sobre o valor agregado à uma marca. Uma marca é muito mais que um logotipo, é um valor entregue ao cliente de forma direta e indireta. Por isso, o conceito Brand Equity deve fazer parte do planejamento estratégico de uma empresa de forma holística.  

Definições

Há muitas formas de definir Brand Equity. Confira algumas: 

De acordo com o Marketing Science Institute, Brand Equity é o conjunto de associações e comportamentos da parte de clientes, membros do canal e empresa controladora da marca que permite à marca ganhar mais volume ou margens maiores do que conseguiria sem o nome da marca que lhe dá uma vantagem forte, sustentável e diferenciada sobre os concorrentes.

Patrimônio e Força

Para Paulo Standerski, Brand Equity é bem mais traduzido por dois termos: Patrimônio e Força. Patrimônio de marca é seu valor realizado, revelando-se na forma de resultados observáveis, tais como maiores volumes, maiores margens ou fluxos de caixa mais estáveis. 

Força diz respeito ao valor potencial da marca, à exuberância de sua identidade e à capacidade de expandir-se para outros mercados ou categorias de produtos.

Membros do canal, gestão da empresa, diferencial competitivo, associações positivas, custos e benefícios e valor adicional

Por isso, o conceito Brand Equity se refere a muitos fatores que envolvem membros do canal, gestão da empresa, diferencial competitivo, associações positivas, custos e benefícios, valor adicional, dentre outros fatores diretos e indiretos.

O valor além do marketing

Sendo assim, é um conceito que deve ser analisado estrategicamente para que a marca alcance o seu público-alvo de maneira direcionada, corroborando os conceitos das ações inbound marketing, indo além do marketing digital, conceituando o valor da empresa de forma abrangente. 

O valor da marca é entregue ao cliente através da imagem da marca e pela qualidade do produto ou serviço

Haja vista que é relevante que a empresa entenda o valor de uma marca como algo inerente a todos os setores; visto que o valor da marca é entregue ao cliente através da imagem da marca e pela qualidade do produto ou serviço.

Sendo assim, é relevante que o conceito Brand Equity faça parte das estratégias de gestão de todas as empresas, ainda que seja uma marca entrante no empreendedorismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.