BPC: Quem não estiver inscrito do CadÚnico pode solicitar desbloqueio do pagamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou semana passada que mais de 60 mil segurados que estão com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso por não estarem incluídos como beneficiário no Cadastro Único (CadÚnico) poderão solicitar o desbloqueio. Esse desbloqueio pode ser feito pelo site Meu INSS ou aplicativo e o procedimento é feito de forma parecida com um novo pedido do benefício.

Quando o benefício é bloqueado por outra razão que não a falta de inscrição no CadÚnico, o INSS deve verificar se a situação do segurado está atualizada e é válida. Isso acontece em casos, por exemplo, de falta de saque do dinheiro ou não realização da prova de vida. O órgão também verifica se o BPC não foi suspenso por indício de irregularidade.

Entre abril de 2019 e fevereiro de 2020, mais de 64 mil benefícios foram bloqueados por falta de inscrição no CadÚnico. Em março, o Ministério da Cidadania suspendeu a determinação e desde então o INSS não suspende ou cessa os benefícios, durante a pandemia do novo coronavírus.

Como pedir o desbloqueio do BPC?

Primeiramente, faça login no site ou app do Meu INSS. Em seguida, clique em “Agendamentos/Solicitações” e em “Novo Requerimento”. Escolha o serviço de BPC e anexe os documentos pedidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.