Bolsonaro autoriza ministro a testar 'nova CPMF' - Notícias Concursos

Bolsonaro autoriza ministro a testar ‘nova CPMF’

Presidente confessa que o novo imposto terá dificuldade para ser aprovado

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou Paulo Guedes, ministro da Economia, a defender que seja criada um novo imposto semelhante à antiga CPMF, a Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Bolsonaro afirmou para Guedes que ele pode voltar a testar o apoio à nova CPMF. O novo imposto está muito impopular entre deputados e senadores. Ainda de acordo com o jornal, o presidente teria confessado nos bastidores que a nova CPMF dificilmente terá apoio entre os políticos e que a iniciativa pode acabar desgastando a imagem do governo.

A cúpula militar concorda com o presidente. Para a cúpula militar, o aceno de Bolsonaro a Guedes é uma última tentativa de provar a ele que a criação da nova CPMF não tem respaldo.

Em 2019, o debate sobre o novo imposto ajudaram a derrubar Marcos Cintra, na época secretário especial da Receita Federal. Após isso, o ministro da Economia Paulo Guedes parou de falar sobre o imposto, mas não o tirou dos planos do governo. Recentemente, Guedes chegou a afirmar que o novo imposto “é feito, mas não tão cruel”.

Guedes também tem afirmado que o novo imposto é digital. Ele é focado no crescimento das vendas virtuais no Brasil por causa da pandemia do novo coronavírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?