Bolsonaro pensa em antecipar o pagamento do Vale-Gás; Veja quando!

Bolsonaro pensa em antecipar o pagamento do Vale-Gás; Veja quando!

A expectativa de que o Vale-Gás fosse ser liberado juntamente com o primeiro pagamento do Auxílio Brasil em novembro pode estar sendo reconsiderada. Isso aconteceria devido ao fato de que o Presidente Jair Bolsonaro foi aconselhado a antecipar o pagamento do vale para o gás de cozinha já no próximo mês.

O Vale-Gás é um programa social criado e voltado para atender famílias carentes, as mesmas que são atendidas pelo Bolsa Família. A ideia inicial era de anunciar a novidade em novembro, juntamente com o Novo Auxílio Brasil, porém com o aumento da inflação o Governo Federal está revendo essa possibilidade. As informações são da equipe da CNN Brasil.

Famílias inscritas no Cadastro Único podem solicitar o Vale-Gás

Vale ressaltar que as famílias que estão inscritas no Cadastro Único estarão aptas para receber o Vale-Gás. A proposta é que as famílias recebam através de um cartão, um valor bimestral de R$ 120 para a compra do botijão de gás. O orçamento calculado é de R$ 3 bilhões.

O novo benefício está sendo elaborado pelo Ministério de Minas e Energia, e a expectativa é de que o programa venha a ser custeado por programas de incentivo para energia limpa da Petrobras.

Vale ressaltar que o tema Vale-Gás já foi bastante debatido pelo atual Governo. Bolsonaro chegou a cogitar a entrega de um botijão de gás a cada bimestre, para todas as famílias inscritas no Cadastro Único. Porém, os altos custos com logística, levaram o Governo a repensar e diminuir o valor do Auxílio que iria ser pago.

Presidente Bolsonaro vêm recebendo críticas por conta da alta inflação

O aumento do preço do botijão de gás é uma das maiores críticas feitas pelo ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao atual Presidente. A expectativa é de que o tema seja bastante debatido durante a corrida presidencial no próximo ano, como uma tentativa de reverter as pesquisas que ainda apontam Bolsonaro com uma leve vantagem sobre o petista.

Vale ressaltar que uma das maiores críticas feitas aos governos do PT foram pelos rombos fiscais, como o episódio da “pedalada fiscal” de Dilma Rousseff. De certa forma, o Governo de Bolsonaro controlou muito bem a inflação no primeiro ano de mandato, porém com a pandemia e os gastos com Auxílio Emergencial, acabaram dificultando a situação.

O Vale-Gás será apenas uma das ajudas que serão disponibilizadas pelo Governo Federal com a reformulação do Bolsa Família, criando o novo programa social Auxílio Brasil. A base de famílias beneficiadas hoje é de 14 milhões e a expectativa é de que esse número suba para 17 milhões após as novas regras.

O texto do projeto já foi entregue à Câmara e além do benefício do Vale-Gás, os segurados também terão direito a empréstimo pessoal, reajuste salarial e outras possibilidades que hoje não estão disponíveis no Bolsa Família. A solicitação da linha de empréstimo poderá ser feita diretamente pelo app do Caixa Tem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?