Bolsa Família: saiba quando você deve atualizar o CadÚnico para não perder o benefício

Saiba quando você deve atualizar o seu CadÚnico para não perder o benefício do Programa Bolsa Família. Confira informações oficiais!

De acordo com informações do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), o Cadastro Único (CadÚnico) vem passando por avaliações para verificações referentes aos beneficiários e cadastros irregulares.

Bolsa Família: saiba quando você deve atualizar o CadÚnico para não perder o benefício

Popularmente conhecida como “pente fino”, essa análise objetiva encontrar irregularidades e/ou desatualizações para o devido recadastramento.

Objetivo da análise

Esse tipo de análise já ocorre normalmente, contudo, para que o benefício referente ao Auxílio Brasil possa se tornar beneficiário do Bolsa Família dentro dessa nova gestão governamental, a análise está sendo feita como uma forma de atualização sobre o enquadramento dos beneficiários.

De acordo com informações oficiais, cerca de 10 milhões de famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) estão com informações incompletas. Por isso, essas famílias deverão refazer o cadastro. Além disso, a análise feita pelos órgãos competentes também encontraram mais de 2 milhões de cadastros com suspeitas de fraudes referentes ao programa Auxílio Brasil.

Fraudes e desatualizações

Por isso, as informações oficiais do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) destacam que essas análises começarão pelas suspeitas de fraudes, considerando a viabilidade das informações e da atualização dos dados referentes aos membros da família. 

Por conseguinte, os cadastros incompletos serão os próximos a serem atualizados, quando encontrados através do cruzamento de dados, de modo que seja feito o devido recadastramento.

Aguarde ser convocado pelos meios de contato oficiais

Contudo, a divulgação oficial do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) destaca que não é necessário nenhum tipo de alarme por parte do beneficiário. Uma vez que, independentemente da suspeita de fraude ou do cadastro incompleto, não haverá desligamento imediato quanto ao benefício.

App Caixa Tem, SMS ou extrato bancário

Segundo destaca a divulgação oficial do governo, em um primeiro momento os beneficiários serão convocados para a atualização. Sendo assim, esse tipo de convocação ocorrerá por meio do aplicativo Caixa Tem, por uma informação no extrato da conta bancária ou por um SMS.

Assim sendo, somente quando receber a notificação, o usuário deverá comparecer ao CRAS mais próximo de sua residência. Dessa maneira, é importante que o responsável pela família apresente documentos de identificação de todos os membros para comprovar a necessidade de fazer parte do programa de benefícios.

CRAS

Assim sendo, caso seja constatada que a família em questão não precisa do benefício, o desligamento ocorrerá. Por isso, os convocados que não comparecerem ao CRAS, terão o benefício bloqueado automaticamente.

As entrevistas relacionadas a atualização das regras de enquadramento do benefício Auxílio Brasil já faziam parte das regras do Cadastro Único (CadÚnico), contudo, elas foram interrompidas durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. 

No entanto, elas já estão ocorrendo novamente e devem ser realizadas de acordo com a convocação governamental, por isso, o beneficiário deve aguardar a notificação para atualizar o seu Cadastro Único (CadÚnico).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.