BOLETOS VENCIDOS: quando devem ser pagos se cair no fim de semana?

Existem alguns critérios para a quitação

É comum que boletos vencidos no fim de semana acarretem dúvidas acerca de seus pagamentos. Isso porque os cidadãos acabam se confundido em relação às compensações. Então, na matéria desta quinta-feira (01) do Notícias Concursos, você poderá entender melhor sobre as regras quanto aos vencimentos que caem fora dos dias da semana.

Por que usar boletos para efetuar pagamento de contas?

Encaram-se os boletos, geralmente como uma forma fácil de pagamento para quem decide comprar algo, seja de pequeno ou grande valor. Os boletos também servem como uma maneira de controlar parte do financeiro nas empresas, pois, assim, se consegue estipular as datas dos pagamentos.

Mas, como fica quando os sistemas acabam colocando o vencimento no fim de semana ou no feriado? Continue com a leitura para descobrir mais detalhes acerca dessa forma tão popular de pagamento.

As vantagens dos boletos

Antes de explicar como é o procedimento do pagamento dos boletos vencidos no fim de semana, é sempre bom entender melhor sobre algumas vantagens da utilização dessa forma existente de pagamento.

Os boletos geralmente são encarados como uma forma fácil de pagamento para quem decide comprar algo, seja de pequeno ou grande valor
Os boletos são geralmente encarados como uma forma fácil de pagamento para quem decide comprar algo, seja de pequeno ou grande valor – Foto: Canva Pro

À priori, o boleto pode trazer benefícios não só para empresas, mas também para clientes. Isso porque se encontram facilidades que certamente ajudam a todos. Portanto, veja alguns exemplos dos pontos positivos a se beneficiar:

  • O boleto pode atrair clientes que querem realizar compras, mas que não têm cartão de crédito nem conta bancária;
  • Ele pode também trazer uma maneira de flexibilizar a forma de pagamento;
  • Traz a possibilidade de os clientes conseguirem parcelar suas compras que tenham valores elevados, sem precisar usar um cartão de crédito;
  • Aumenta as vendas, portanto, a possibilidade de aquisição de diversas mercadorias.

Mas, certamente que é necessário ter claro em mente uma questão: a liberação dos pagamentos via boleto é possível, em boa parte dos casos, para clientes com score alto, ou seja, bom histórico dos pagamentos. Assim, mesmo sendo uma maneira mais fácil de efetuar compras, é preciso ainda ter o CPF sem restrições.

Quando efetuar o pagamento dos boletos vencidos no fim de semana?

De forma bem direta e clara, deve-se pagar os boletos vencidos no fim de semana ou nos feriados no dia útil próximo. Mas, essa orientação só tem validade, pois é garantida por lei, no artigo 1º, Lei 7089/83.

Assim, faturas e boletos de toda natureza seguirão tal padrão. Mas, vale ressaltar que independente do pagamento ser realizado somente no dia útil próximo, o valor não será alterado. Ou seja, não se pode creditar cobrança de multas, juros ou outras taxas.

Cobrança de multas e juros

Não acontece de um boleto que vence no fim de semana ter seu valor modificado por conta de o pagamento acontecer no dia útil próximo. Contudo, caso venha a ocorrer, é necessário entender que essa cobrança realmente é ilegal.

Então, nesses casos, deve-se, à priori, contatar a instituição que fez a emissão do boleto. Assim, caso a questão não se resolva, as entidades da defesa ao consumidor são capacitadas para auxiliar no processo da busca pela solução legal.

Mas, atualmente, tais adversidades ocorrem em menor quantidade. No entanto, tais problemas podem acontecer ainda. O ideal, portanto, é entender como os boletos vencidos no fim de semana são pagos para que não ocorram as irregularidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.